Voltar à Página da edicao n. 468 de 2009-01-06
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 468 de 2009-01-06   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Em 2008 a Covilhã ganhou um call center, uma piscina, mas espera ainda pelo Parque da Goldra e pela escola internacional

Covilhã em 2008

Foram doze meses na vida da cidade. Entre promessas ainda por cumprir, obras em andamento e novas estruturas, a Covilhã assinalou mais um ano na sua história, onde a instalação de um Call Center contrasta com a “espera” na abertura da escola internacional.

> Eduardo Alves

Em Janeiro na Covilhã, um novo ano com novas medidas. Depois do governo encetar medidas contra o tabaco em locais públicos, cafés e restaurantes têm de acatar as novas medidas. Na “cidade neve”, a maioria dos espaços comerciais optar por proibir o fumo no seu interior. A autarquia começa o ano com a aposta nos espaços verdes. Em sessão de câmara é anunciado o plano de recuperação do parque Alexandre Aibéo, situado junto ao antigo hospital e em total abandono há já vários anos. As obras deveriam avançar em 2008 para o espaço estar renovado este ano (2009). Contudo, só no final dos 12 meses o assunto voltaria ser abordado. A 18 de Dezembro, na última sessão camarária do ano, é dada luz verde ao projecto.
A Covilhã passa a contar, desde 26 de Janeiro de 2008, com um centro de actividades ocupacionais para cidadãos portadores de deficiências mentais e motoras. Este novo centro da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) está instalado na antiga esquadra da PSP.
Haveria de ser um dos principias casos na lista de “irrealizável”. A Escola Internacional da Covilhã, que mereceu cedência de terrenos por parte da autarquia serrana, que “empurrou” a piscina-praia para a zona do Jardim do Lago, acabaria por não abrir portas. Na primeira sessão camarária de Fevereiro, o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, diz que as obras de construção da escola tinham então começado. Carlos Pinto adiantou que a intenção dos promotores da estrutura, era, naquela altura, inaugurar as instalações em Outubro de 2008.
Também no que respeita à implantação de novas estruturas, a câmara tenta suspensão do PDM na zona industrial do Tortosendo. Segundo a autarquia, é necessário desbloquear terrenos porque existe um grande investimento a ser negociado para aquele parque industrial.
O vencedor do Prémio Bluepharma é da Vila do Carvalho. O médico Rui Cabral, natural desta freguesia covilhanense, foi distinguido com o prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra. Uma distinção que surge através da inovações apresentada na sua tese de doutoramento.
Foi também no começo de Março que a Câmara da Covilhã decidiu atribuir à empresa Certar a construção da ponte pedonal da Carpinteira. A primeira reunião do executivo camarário de Março teve lugar no dia 7, um encontro onde a oposição não esteve presente pela primeira vez em dez anos.
Está lançada a confusão sobre o destino do Mercado Municipal. Os comerciantes que tinham os seus postos de venda no Mercado Municipal da Covilhã receberam ordem de saída por parte do município. Isto depois do Jornal do Fundão adiantar que o espaço seria destinado a um call center, mas a edilidade apenas garantia, naquela altura, a instalação de uma Loja do Cidadão. O Call Center lá viria em Outubro, mas a loja acabaria por nunca abrir. Uma semana depois, a autarquia confirma a cedência do Mercado Municipal a uma empresa para a instalação de um call-center e “abre” o Campo das Festas aos privados, para onde passa a estar projectado um novo shopping.
A Assembleia Municipal da Covilhã aprova a venda de 49 por cento da empresa municipal Águas da Covilhã. Esta reunião decorreu sob forte contestação e “com casa cheia”. A sala estava limitada a 35 lugares e quem não conseguiu cadeira ficou na rua. O presidente do órgão justificou o facto como medida de segurança enquanto que o PCP disse ter sido um acto de má fé. Em Abril a autarquia serrana anunciava também a existência de três entidades na corrida pelos autocarros. O concurso público de concessão dos transportes colectivos da Covilhã, acção desencadeada pela câmara tinha como finalidade adjudicar a exploração dos colectivos por um período de dez anos, mas o mesmo ainda em 2009 está sem desfecho.
Em Junho o CHCB apresenta um novo sistema de combate a infecções. O CHCB é o primeiro hospital português a implementar este projecto da Organização Mundial da Saúde, centrado na redução de infecções associadas aos cuidados de saúde.
Feira de São Tiago abriu ao público em Julho. A mais antiga feira do concelho este ano, pela primeira vez, decorreu no Complexo Desportivo da Covilhã. “Vila vermelha” recebe visita de Jerónimo de Sousa. A vila operária do Tortosendo, conhecida em outros tempos, por ser um “bastião comunista” recebeu a visita de Jerónimo de Sousa, secretário-geral do Partido Comunista Português.
A começar Agosto, duas novas piscinas na Covilhã. Num só fim-de-semana, a Câmara da Covilhã inaugura duas piscinas, uma no Teixoso e outra na Covilhã. São Martinho chega a Belém. O caso da Junta de Freguesia de São Martinho, onde os três principais cargos são ocupados por membros de diferentes cores políticas chegou ao Presidente da República. Vítor Tomás, presidente da junta eleito com o apoio do PSD espera continuar no cargo até final do mandato.
Liga dos Combatentes apresenta Centro Social. A mais esperada obra do Núcleo da Covilhã da Liga dos Combatentes começa a ganhar corpo. Os responsáveis pela Liga na “cidade neve” apresentaram em Setembro os principais elementos deste projecto.
Centro do Tempo há um ano em actividade. O mês de Setembro assinala um ano de actividade do Centro do Tempo. Este organismo, localizado na Rua Mateus Fernandes, é uma extensão da Associação de Desenvolvimento Local “Beira Serra”.
A nova Goldra. Outubro marcou o fim de uma das mais profundas intervenções urbanísticas que a Covilhã sofreu nos últimos tempos. Ao longo de uma parte significativa da Ribeira da Goldra nasceu um espaço de lazer que deveria ter sido inaugurado por José Sócrates a 17 de Novembro de 2008. O primeiro-ministro acabou por não vir à sua cidade natal, nem a inauguração do espaço decorrer, mas o Urbi deu a conhecer o novo espaço.
O Contact Center da Teleperformance foi inaugurado a 17 de Outubro, no emblemático edifício do Mercado Municipal, no centro da cidade, com uma estrutura de suporte técnico e comercial da Vodafone.
Farcentro inaugura novas instalações no Parque Industrial do Tortosendo. O armazém onde a distribuidora de medicamentos ainda funciona, na zona do Gameiro, vai ser transformado num edifício para habitação e escritórios.
Teleperformance arrecada Troféu Call Center 2008. A empresa que há pouco mais de dois meses instalou um call center na Covilhã foi distinguida pelo International Faculty for Executives e pela Q21 como a melhor empresa de serviços de qualidade em termos nacionais.


Em 2008 a Covilhã ganhou um call center, uma piscina, mas espera ainda pelo Parque da Goldra e pela escola internacional
Em 2008 a Covilhã ganhou um call center, uma piscina, mas espera ainda pelo Parque da Goldra e pela escola internacional


Data de publicação: 2009-01-06 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior