Projeto da Mutuali...
Home Região
Projeto da Mutualista sobre demências ganha Prémios ao Valor Social

Urbi em quarta, 22 de mar?o de 2017

Um novo projeto da Mutualista Covilhanense, denominado “No Horizonte das Demências”, foi um dos vencedores dos Prémios ao Valor Social, atribuídos anualmente pela Fundação Cepsa nas zonas geográficas de Portugal, Gibraltar, Canárias, Madrid, Huelva, Colômbia e Brasil.

Nelson Silva (à direita) a receber o prémio atribuído pela Fundação Cepsa
Nelson Silva (à direita) a receber o prémio atribuído pela Fundação Cepsa

Criar um Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer, de abrangência concelhia, inédito na região, e testar um sapato inteligente capaz de localizar um paciente em tempo real são as grandes apostas do projeto, a implementar ainda este ano.

Esta edição dos Prémios ao Valor Social contabilizou um total de 353 candidaturas, das quais 73 oriundas do território nacional. Em Portugal foram quatro os projetos distinguidos com estes prémios que visam reconhecer e incentivar as iniciativas que favorecem a inclusão social e o bem-estar de pessoas desfavorecidas, todos em ex aequo, entre os quais o da instituição covilhanense. Cada um dos vencedores recebeu um prémio monetário de 12 mil euros. O júri, constituído por quatro elementos, foi presidido por Conceição Zagalo, membro fundadora do GRACE-Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial.

“Sentimo-nos muito honrados e motivados com esta distinção, preponderante para nos ajudar a melhorar a qualidade de vida de centenas de pessoas que sofrem de doença de Alzheimer no concelho da Covilhã, bem como dos seus familiares e cuidadores, através de um projeto pioneiro na nossa zona”, afirma o presidente da direção, Nelson Silva.

O Gabinete de Apoio ao Familiar e Doente de Alzheimer de abrangência concelhia visa disponibilizar uma resposta técnica pluridisciplinar a cuidadores formais e informais de portadores da doença, com recurso a técnicos da área da Sociologia, Psicologia, Medicina, Enfermagem e Farmacêutica. O gabinete será complementado com uma sala snoezelen, espaço que a associação já dispõe e que vai agora equipar.

“Paralelamente, através de uma parceria com o Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior, iremos testar e validar novas aplicações no âmbito das demências, entre as quais um sapato inteligente”, adianta Nelson Silva. Trata-se de um sapato com um sistema GPS e um cartão GSM, capaz de localizar o seu utilizador em tempo real, desenvolvido pelo grupo de investigação Next Generation Network and Application (NetGNA), afeto ao Instituto das Telecomunicações.

O projeto “No Horizonte das Demências” beneficiará pelo menos 1.300 pessoas no concelho da Covilhã. “Este é um projeto que envolve vários setores da instituição, desde a Farmácia Social à Unidade Móvel de Saúde, passando pelo próprio Centro Clínico e pelas valências de apoio à 3ª idade, que são a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário”, refere Nelson Silva.

“O projeto visa ainda atuar ao nível da comunidade em geral”, acrescenta o dirigente, ao explicar que “está previsto realizar um diagnóstico social concelhio no sentido de dar a conhecer a realidade da doença”. Entre as várias ações previstas destaca-se ainda a criação de grupos de voluntários para a prestação de serviços aos doentes de Alzheimer.

Para além da Mutualista Covilhanense, venceram os Prémios ao Valor Social 2016 em Portugal a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o CPR – Conselho Português para os Refugiados, ambos com sede em Lisboa, e a Associação Quinta Essência, em Sintra.

 

GeoUrbi
GeoUrbi: Projeto da Mutualista sobre demências ganha Prémios ao Valor Social