"Deficiência não...
Home Região
"Deficiência não é só Dependência"

Sofia Barata Pires em quarta, 12 de dezembro de 2018

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi assinalado na Universidade da Beira Interior com um debate intitulado “Deficiência Não é só dependência”.

Ao fundo, os oradores presentes no evento
Ao fundo, os oradores presentes no evento

"Debater diferentes olhares, projetos e vivências da deficiência e mobilizar para iniciativas que promovam o direito à independência das pessoas com deficiência" foi o mote para este evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Psicologia, em parceria com a Associação Académica da UBI e com envolvimento do Centro de Vida Independente.

O evento decorreu na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior e teve como oradores: Mário Gonçalves, do Centro de Vida Independente; Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã; Maria Manuel Rola, deputada do Bloco de Esquerda; Anabela Dinis, vice-Reitora da UBI para a Responsabilidade Social; Maria Assunção Vaz Patto, médica Neurologista e de Andreia Barros, estudante de psicologia da UBI e portadora de deficiência. A moderação do debate ficou a cargo de dois jornalistas, Jorge Esteves, da RTP e Patrícia Figueiredo, da SIC.

Carolina Salgueiro, vice- presidente do Núcleo de Psicologia explica que a ideia de trazerem esta temática à UBI surgiu através da aluna e oradora Andreia Barros, portadora de deficiência e que "sofre diariamente com a falta de adaptação tanto da universidade como da cidade da Covilhã a esta problemática".

Mário Gonçalves, membro do Centro de Vida Independente e portador de deficiência acredita que os presentes neste evento, bem como todos os cidadãos, "podem ser parceiros fundamentais e dar apoio para que os cidadãos com deficiência possam ser independentes".

Para Rita Gonçalves, estudante de terceiro ano de psicologia, estar presente neste evento "é uma mais-valia pois estiveram aqui oradores de diferentes áreas o que permitiu tirar muitas dúvidas acerca deste tema e incentiva-nos, como membros de uma sociedade que somos, a trabalhar como voluntário e ajudar quem precisa, para que todos os cidadãos com deficiência se tornem independentes".

 

GeoUrbi
GeoUrbi: