Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 


 

 

Três desafios do novo reitorado

O primeiro desafio são as novas faculdades: Artes e Letras e Ciências da Saúde. Não basta tê-las no papel dos Estatutos ou do decreto governamental, há que as lançar no terreno e as pôr a funcionar. Os primeiros passos foram já dados com a criação dos novos cursos de licenciatura em Design Multimédia, Design Têxtil e do Vestuário, Estudos de Português/Espanhol e de Português/Inglês, e em áreas da saúde, Análises Clínicas, Radioterapia, Radiologia, e Anatomia Patológica, que a UBI se propõe ministrar em Outubro próximo. As duas novas faculdades significam um novo patamar no desenvolvimento da UBI, que fica muito mais universitária no conjunto dos saberes.
O segundo desafio é posto pelo decréscimo crescente dos candidatos ao ensino superior. A taxa de natalidade é o que é, e se hoje as vagas já são muito mais que os candidatos, no futuro os candidatos ainda serão menos.
A situação piora, e o desafio aumenta, numa região despovoada e de população envelhecida como a Beira Interior. Com o financiamento dependente do número de alunos, a resposta ao desafio passa por tornar a Universidade atractiva, pela qualidade de ensino e de investigação, e pela feitura de uma imagem de qualidade. Em tempos de marketing, não basta ser bom, há que o parecer também. A UBI tem de competir com as demais escolas superiores por maior número de alunos e, sobretudo, pelos melhores.
O terceiro desafio é a revisão urgente dos Estatutos e Regulamentos da UBI, como muito bem referiu o Prof. Marques Reigado no seu discurso de Decano na tomada de posse do Reitor. Ambos, Estatutos e Regulamentos, têm um cariz demasiado centralista, inadequado à dimensão que a UBI entretanto atingiu. É preciso que faculdades, departamentos e centros ganhem mais autonomia e responsabilidade, nomeadamente em termos de personalidade jurídica, para por si desenvolverem dinâmicas de excelência, sobretudo no que à investigação científica diz respeito. Com o prestígio granjeado no primeiro mandato, não será difícil ao Reitor responder em ambiente sereno e pacifico a tal desafio.

António Fidalgo      

 

 
 

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda