Director: António Fidalgo   Director Adjunto: Anabela Gradim                                              
Edição nº
1 - 8 a 14 Fevereiro 2000

 










... Para cumprir o segundo mandato  


Covilhã esgota vacina da gripe 

O alarmismo em relação à suposta epidemia de gripe que estaria a varrer a Europa já está a fazer estragos na Covilhã. Muitas farmácias, caso inédito, já esgotaram as vacinas, e as urgências não param de receber casos de infecções respiratórias. O pior é que a gripe, a vir, só atacará em força nas próximas semanas.
 

Ciência leva
57 milhões 

Mariano gago esteve na Covilhã para apresentar o orçamento de 2000 para a Ciência e Tecnologia. Ao todo, um bolo de 57 milhões de contos para dividir por universidades e instituições de I&D.

TEATR'UBI: a viagem vai começar

O TEATR'UBI estreia em Fevereiro duas novas peças. Encenadas por Grossmann e Mandel, as peças configuram uma forma muito peculiar de encarar o teatro. 


Queijo da Serra foi rei na Festa do Pastor 

Amnistia critica
forças policiais portuguesas

Santos Silva
empossado


O reitor da UBI foi reempossado no cargo esta sexta-feira. Numa cerimónia sem surpresas, Santos Silva falou na obra feita, e também no futuro: Ciências da Saúde, Artes e Letras, Cibercentro, novas residências para estudantes, e o alargamento físico do pólo da Carpinteira, que este ano começa já a leccionar quatro novos cursos, fazem parte dos planos. Apostar na continuidade, na qualidade, e na formação do corpo docente são as grandes linhas de força dos próximos quatro anos.     


 

 

Editorial
Três desafios do novo reitorado

São eles, as novas faculdades, Artes e Letras e Ciências da Saúde, fazer face ao decréscimo crescente de candidatos ao ensino superior e a urgente revisão dos estatutos e regulamentos.

Onde navegam os talkers da UBI
Engate cibernético

A universidade também tem amantes da conversa virtual. O Urbi foi ver quem são e o que fazem os nossos talkers, e descobriu que são muito semelhantes aos milhares que todos os dias invadem a rede. E sim, os temas que mais sucesso fazem nos canais de IRC são os amorosos ou para-amorosos. Mas nem é só isso que fascina os estudantes: podem conhecer muita gente nova, com gostos semelhantes; e, mais importante ainda, como os super heróis da infância, podem ser tudo o que quiserem... rei, capitão, soldado, ladrão...  

Novas regras fazem tremer empresas antigas
Lagares ameaçados

Centenas de lagares de Castelo Branco estão em risco de fechar ainda durante este ano. Em causa novas regras de funcionamento, entre as quais a obrigatoriedade de tratar as águas resultantes da produção de azeite.

Hospital e Centro recebem poucos autocarros
Saúde mal servida de transportes

Reitores portugueses na Cidade Neve
CRUP reúne na Covilhã 

Com o envio de nova petição à Assembleia da República
Viseu insiste na universidade 

 
 

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda