Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




Viseenses enviam petição à Assembleia da República
Queremos universidade

Treze mil assinaturas reunidas numa petição exigem que a Assembleia da República (AR) se manifeste sobre a criação da Universidade em Viseu.
Para Francisco Almeida, primeiro subscritor da petição, o projecto da Universidade Pública só vingará com o apoio de todos os partidos políticos: "É fundamental para a criação da Universidade Pública em Viseu que, tal como já fizeram o PCP e o PP, também o PSD, como força política importante que é, deixe nesta reunião a confirmação de que está empenhado neste projecto." O encontro entre peticionários e PSD está agendado para 8 de Fevereiro às 15 horas, nas instalações da AR.

Na lista das promessas políticas

A criação da Universidade de Viseu é uma das mais antigas reivindicações da cidade, atraindo, assim, a atenção dos partidos da oposição.
O PSD, através do seu líder, Durão Barroso, fez a promessa de que se fosse Governo a universidade seria uma realidade imediata. Mas a derrota nas legislativas deitou por terra a promessa dos sociais-democratas.
Os comunistas e os populares também já se manifestaram quanto a esta matéria, anunciando a possibilidade de avançar com um projecto de lei para a criação da universidade. Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP, garantiu à população viseense que o projecto comunista entrará na AR em finais de Fevereiro ou início de Março.

Universidade de Aveiro em Viseu

A proposta do Governo para levar o ensino universitário público a Viseu passa pela criação de uma unidade da Universidade de Aveiro (UA) na cidade. Uma solução que não agrada aos assinantes da petição, como explica Francisco Almeida: "o principal problema reside na forma como o actual Governo procura ultrapassar esta situação com o apoio à criação de uma unidade orgânica da UA em Viseu".
O PS de Viseu discorda com a actuação que os promotores da petição têm levado a cabo para atingir os seus objectivos. Para os socialistas "o que é fundamental é que o ensino universitário seja uma certeza em Viseu", e "a melhor forma de o conseguir é através de uma instituição com credibilidade, como é o caso da UA".
A questão da Universidade Pública em Viseu ainda não vislumbra uma solução. Contudo, continua a reunir apoiantes de várias cores políticas.

...




 

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda