Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




Mariano Gago


...


Cinquenta e sete milhões para ciência e tecnologia

Mariano Gago apresenta orçamento na Covilhã

O ministro da ciência e tecnologia, Mariano Gago, reuniu, na Covilhã, com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a fim de debater o financiamento de ciência e tecnologia para o Ensino Superior.
O orçamento destinado a esta área e que inclui, além das universidades, as empresas e as instituições de investigação, é para o próximo ano de aproximadamente 57 milhões de contos. Segundo Mariano Gago, "este orçamento representa um crescimento significativo relativamente ao ano anterior", mas o mais importante na opinião do ministro "é a sustentabilidade deste crescimento".
Segundo o ministro, "os reitores não têm razões de queixa, pois as universidades representam sempre mais de metade das verbas públicas para a investigação e desenvolvimento".
Cerca de um quarto deste investimento é destinado à formação de recursos humanos "pois esse é um dos principais problemas em Portugal", afirma Mariano Gago. O objectivo será ter em Portugal o número necessário de recursos qualificados para responder às diferentes frentes, desde a saúde à engenharia, passando pela sociedade da informação e pelas ciências sociais e humanas. "Todos estes recursos serão necessários para fazer um país, e para fazer o desenvolvimento de um país", refere o ministro.
Uma das prioridades do ministério será ainda a consolidação das instituições científicas, através de uma avaliação sistemática. Aliás, segundo o ministro está para breve a publicação do resultado da avaliação de todas as instituições científicas portuguesas.

Pedro Machado

 

 

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda