Primeira UBI Covilhã Região em ORBIta Cultura Desporto Agenda

 




José Geraldes


...



Universidade da Terceira Idade 
na Covilhã?


O tema dos idosos continua na ordem do dia. Depois da celebração do Ano Internacional do Idoso, no ano passado, as iniciativas ainda se multiplicam, a vários níveis.
Há uma semana, em Coimbra, decorreu um congresso subordinado ao tema: "O Idoso no ano 2000". Na Covilhã, em dois dias seguidos, na passada semana, os idosos foram o centro de seminários promovidos por organismos diferentes: Misericórdia do Fundão e Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense.
A Misericórdia do Fundão centrou a sua acção em colaboração com a Rede Anti-Pobreza para libertar os idosos da esmola da assistência pontual. E do Seminário saiu a criação de um núcleo regional da Beira Interior da Rede Europeia Anti-Pobreza para que, na expressão do seu director, em Portugal, Agostinho Jardim, os idosos fiquem "sem dependência de subsídios". O Seminário da Mutualista Covilhanense acentuou a temática nos direitos das pessoas idosas e famílias, enriquecida com experiências de vários pontos do País.


Não é de admirar que tais iniciativas tenham surgido. Com a elevação do nível de esperança de vida, a população idosa tende a aumentar. Segundo as últimas estatísticas, haverá mais idosos em Portugal, do que jovens entre 2010 e 2015. Por isso, os seus problemas devem continuar a ser discutidos para encontrar soluções válidas e justas. Na bela carta que João Paulo II escreveu sobre a Terceira Idade, pode ler-se: É próprio de uma civilização plenamente humana respeitar e amar os anciãos para que estes se sintam, apesar da diminuição das forças, parte viva da sociedade". E ainda: "Todos conhecemos exemplos eloquentes de anciãos com uma surpreendente juventude e força de espírito".


No estudo divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), Portugal aparece como o quinto país menos envelhecido da Europa. "Mas é imperioso sublinhar que, nos outros países da Europa, os idosos, depois da aposentação, raramente ficam inactivos. Em regime de voluntariado ou em remuneração meramente simbólica, encontram-se em postos de aconselhamento e mesmo de responsabilidade activa e em prestação de serviços a organismos de vária ordem até de carácter internacional.
O fenómeno começa já a verificar-se em Portugal igualmente. Gestores de grandes empresas de bancos e seguradoras, professores catedráticos das universidades, docentes do ensino complementar e de outras profissões aposentam-se ainda com saúde e recursos intelectuais aptos a prestarem serviços à comunidade.
Há, por outro lado, os que fizeram cursos intermédios e mesmo do ensino secundário e pessoas com a chamada antiga quarta classe que gostariam de ampliar conhecimentos nos novos ramos do saber.


Na Europa, para dar resposta a este problema, funcionam em muitas cidades e, com bom aproveitamento, as Universidades da Terceira Idade. As inscrições chegam até a ultrapassar as previsões. Trata-se de um serviço solidário para com todos: os que se oferecem para ensinar e os que desejam aprender mais. A formação, ao longo da vida, hoje é uma exigência das sociedades modernas.


A Covilhã reúne neste momento, as condições para se criar a Universidade da Terceira Idade. Mário Raposo, Vice-Reitor da UBI, no encerramento do Seminário promovido pela Misericórdia do Fundão, ofereceu a total colaboração da UBI. O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã tem manifestado o interesse pela iniciativa.
A criação da Universidade da Terceira Idade na Covilhã seria uma forma de assinalar com brilho o Ano Internacional do Idoso cuja avaliação está prevista para Março próximo. Quem dá o primeiro passo?
Em África, um idoso é considerado "uma biblioteca viva". Em união de esforços, não deixemos perder a ocasião de abandonar as "bibliotecas vivas" que temos na Covilhã para ministrar conhecimentos e para os que desejam frequentar as aulas da UBI.
O desafio está lançado. Venha a Universidade da Terceira Idade da Covilhã!

 

Primeira   UBI   Covilhã   Região   em ORBIta   Cultura   Desporto   Agenda