.





O Sexto Sentido





M. Night Shyamalan, USA 1999



 

Qual será a explicação para os arrepios na espinha, os suores frios e os pêlos do pescoço a eriçarem sem razão aparente?
A acreditar n'O Sexto Sentido, uma história bem contada (e bem realizada) a explicação serve de pretexto para uma das surpresas nos cinemas portugueses nas últimas semanas.
O filme parte de uma noção que, creio, deveria ser a ideia basilar dos cursos de cinema: um bom filme (quase sempre) só o é se tiver uma boa história. E se for bem contada. Assim, cento e pouco anos depois do seu aparecimento, o cinema ainda nos consegue surpreender.
Aliado a isto temos um conjunto de actores bastante coeso, com o astro de menor idade, Haley Joel Osment, a brilhar acima das outras estrelas e com um Bruce Willis que, apesar de não perder certos tiques, demonstra que sabe fazer mais do que filmes de acção.
É impressão minha ou a luz da cidade de Filadélfia é muito especial? É que a fotografia d'O Sexto Sentido e muito bonita e muito semelhante à de um outro filme passado nessa cidade - nem de propósito, o "Filadélfia" com Tom Hanks.

Pedro Homero


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda