.



 Edição nº 4 - 29 a 6 Março 2000

.


Maioria relativa dá vitória ao "Sim"
Academia dividida

As Ciências Exactas e da Engenharia deram a vitória ao "Sim" no referendo que, na semana passada, procurou apurar a opinião dos alunos da UBI sobre o novo calendário escolar. Uma vitória por 31 votos, que manifesta a forte oposição das Ciências Sociais e Humanas ao documento. A abstenção "ganhou" também, com 45 por cento. O vice-reitor Carrilho felicitou o bom senso dos alunos, mas a Associação Académica já disse que a última palavra vai ser dada na próxima Assembleia Geral.

Plano de Actividades para 2000 aprovado em Senado
UBI "autofinancia-se"

O Plano de Actividades da UBI para 2000 foi aprovado em reunião de Senado, realizada a 18 de Fevereiro último. A Academia, tendo em atenção condicionantes como a sua localização no Interior e o elevado insucesso escolar verificado nos dois primeiros anos dos cursos ministrados, pretende responder com uma melhoria das condições para o ensino. Este objectivo passa por uma maior qualificação do corpo docente e das infra-estruturas da UBI. De acordo com o documento, a universidade vai crescer em área, com a aquisição de novos espaços; e em oferta de cursos, com seis novas licenciaturas. Um investimento que atinge os 4 milhões e 750 mil contos, e que obriga a universidade a avançar com receitas próprias.

Alunos protestam
Mais autocarros para o "Ernesto Cruz"

Quatro anos depois da abertura do Pólo IV, ainda há arestas por limar, sobretudo no que diz respeito à insuficiência de transportes públicos, agravada pelas características morfológicas da Cidade da Covilhã. Os estudantes protestam e pedem mudanças, mas a Transcovilhã afirma que os autocarros existentes respondem às necessidades, chegando até a circular vazios.

Colóquio
Ousar empreender na UBI

Subsídio de desemprego para os professores
Acordo exclui Ensino Superior

Escolas Superiores de Enfermagem de Castelo Branco
Bolsas de estudo em atraso

Grau conferido pela Universidade de Coimbra
Mestrados na Guarda

.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda