.


 

 

 

.


As Ciências Sociais e Humanas disseram não ao novo
calendário escolar

 

 

Os resultados voto a voto

Primeira pergunta
 

 Sim

 Não
 Nº de
votantes

 Engenharias
 334  189

 523

 Ciências
Exactas
 304

263

567

 C. S. Humanas

265

420

685

 Total

903

872

1775

Segunda pergunta
 

 Sim

 Não
 Nº de
votantes

 Engenharias
 410 104

514

 Ciências
Exactas

400

159

559

 C. S. Humanas

379

302

681

 Total

1189

565

1754


Maioria relativa pelo "Sim"
Academia dividida

As Ciências Exactas e da Engenharia deram a vitória ao sim no referendo que, na semana passada, procurou apurar a opinião dos alunos da UBI sobre o novo calendário escolar. Uma vitória por 31 votos, que manifesta a forte oposição das Ciências Sociais e Humanas ao documento. A abstenção "ganhou" também, com 45 por cento. O vice-reitor Carrilho felicitou o bom senso dos alunos, mas a Associação Académica já disse que a última palavra vai ser dada na próxima Assembleia Geral de Alunos (AGA)

Realizou-se durante os passados dias 23 e 24 de Fevereiro, o referendo sobre o calendário escolar em vigor na Universidade da Beira Interior.
Esta consulta aos alunos tinha como objectivo auscultá-los sobre duas questões: "Concordas com a proposta de alteração do modelo de Calendário Escolar constante no documento "Organização Escolar UBI 2000" apresentada pela UBI?" e "Concordas com a necessidade de alteração do actual (2º, 3º, 4º 5º anos) modelo de Calendário Escolar existente na UBI?"
Na votação participaram 1863 alunos matriculados na universidade. Os resultados apontaram para o "Sim" ao novo modelo de Calendário Escolar.
Na primeira pergunta, o "sim", atingiu os 50,8% (903 votos), enquanto o "não" ficou logo atrás com 49,2% (872 votos). Este resultado foi conseguido com os votos maioritários das UCP`s de Ciências da Engenharia e de Ciências Exactas, enquanto as Ciências Sociais e Humanas, votaram contra a alteração de um novo modelo de calendário.
Na segunda pergunta, o "sim" voltou a ganhar, agora com uma vantagem mais folgada, com 67,8% (1189 votantes) dos votos contra 32,2% (565 votos) que optaram pelo "não". Aqui, a unanimidade foi geral dentro das três UCP`s.
Um dos factos mais marcantes deste referendo, foi a elevada taxa de abstenção que rondou os 45%. Um dos pontos de votação onde esse facto se revelou mais notório foi no Pólo das Ciências da Engenharia, onde votaram pouco mais de 500 pessoas. O Pólo das Ciências Sociais e Humanas, foi aquele onde se registou maior participação, tendo votado cerca de metade dos alunos inscritos neste pólo.

AAUBI quer nova AGA

As primeiras reacções começaram já a aparecer. A AAUBI "aceitou o resultado como a vontade expressa dos alunos", remetendo agora a tomada de posição final para a próxima AGA, a realizar em data a definir oportunamente.
O professor Luís Carrilho não conhecia ainda os resultados oficiais, mas "felicitava os alunos pelo bom senso de terem respondido positivamente ao novo calendário". Como já defendera em entrevista ao "Urbi" do número anterior "esta é a melhor solução para melhorar o sucesso escolar no actual regime de disciplinas semestrais".
O "sim" dos alunos dará agora mais força à aprovação do projecto pelo Senado e Conselho Científico. No entanto, é apenas um pequeno passo na concretização dos objectivos a que se propõe, como reconhece o Presidente da Comissão Ad-Hoc para o sucesso escolar. "Há ainda um trabalho de adaptação e formatação das várias situações para que tudo corra bem ".
Se vier a ser ratificado, em 2001/2002 o calendário sequencial terá substituído o actual em todos os anos.
O professor Carrilho faz no entanto uma ressalva "apenas queremos melhorar o sucesso dos alunos. Acreditamos que esta é a melhor forma, e para isso vai haver uma análise constante de todas as situações, para melhorar os pontos que eventualmente não funcionem".

Rui Lopes e Rodolfo Silva






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda