.




 

 




Título: As Horas
Autor: Michael Cunningham
Editora: Gradiva


As horas

As Horas, obra que valeu a Michael Cunningham os mais importantes prémios literários de 1999, nomeadamente o Pulitzer e o prémio Pen/Faulkner, é um livro que nos marca. Marca-nos pela forma como as personagens são apresentadas, pessoas que procuram viver e simultaneamente libertarem-se da vida . Marca-nos pelo estonteante desfile de emoções sentidas, que vão desde a paixão ao ódio, da felicidade ao desespero. E em última análise, marca-nos por ecoar lirismo em cada frase impressa.
Michael Cunningham inspirou-se na vida da escritora Virginia Woolf para seguidamente traçar o retrato de três mulheres de diferentes épocas e locais. Entramos em contacto com a própria Virginia Woolf, que em 1923 se encontra em Richmond e prepara o romance Mrs. Dalloway. No ano de 1949, Laura Brown, uma dona de casa, em Los Angeles, procura ler o seu exemplar deste mesmo livro, como forma de escapar à sua rotina diária. E em Nova Iorque, no final do século XX, Clarissa Vaughan, uma editora literária, prepara uma festa em honra de Richard, o poeta e seu amigo que a apelidou de Mrs. Dalloway e que actualmente luta contra a SIDA.
É em torno destas mulheres, unidas pela sombra omnipresente de Mrs. Dalloway, que se estabelece uma complexa teia de relações, a qual só será plenamente revelada no final do livro.
À volta deste enredo central, Cunningham reflecte ainda sobre o empenho artístico, conferindo um imenso respeito à relação que se estabelece entre o escritor e os seus leitores.


Pedro Jesus


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda