.




 

 




Os verdes campos
da Escócia

Da família escocesa Belle & Sebastian sai o projecto Gentle Waves. Fruto do trabalho a solo de Isobel ampbell, "The Green Fields of Foreverland" conta com a participação de outros três elçementos da "banda mãe", o baixista, Sturat David (também Looper), o guitarrista, Stevie Jackson, e o baterista, Richard Colburn.
Isobel (aqui apenas Bel) desenhou 11 retratos dotados de uma ingenuidade pura, doces, por vezes quase infantis. mais simples que as composições de Belle & Sebastian, mais cruas, as canções de "The Green Fields..." soam a confissões de quem da adolescência guarda agora uma caixa de memórias.
A voz de Bel, acompanhada por violoncelo, vibrafone, flautas, clarinete, ou a "santa trindade" baixo, guitarra, bateria, sobressai pela limpidez, pela clareza com que enrola as nem sempre inocentes palavras. "Life is hard and life is cruel / If you often blow your cool / When hopes let you down / And you feel down / For there's little honesty" ouve-se em "Hangman in the Shadow".
Esta "Foreverland" é, pois, o exemplo de que a simplicidade é, sem margem para dúvidas, o instrumento indispensável deste bando de escoceses.
Lá para o fim do Verão chega o segundo Gentle Waves e também o quarto Belle & Sebastian; até lá há tempo para relaxar nos "verdes campos da terra de sempre".

Sérgio Felizardo


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda