.


 

.


Bombeiros abastecem moradores

O depósito de resíduos, utilizado pelos membros da Associação de Municípios da Cova da Beira, está concessionado a uma empresa ao nível do tratamento do lixo. Até à selagem definitiva do espaço, quando a Central de Compostagem estiver em pleno funcionamento, a lixeira do Souto Alto acolhe centenas de descargas semanais.
Segundo dados fornecidos ao NC pela Associação, são acolhidas cerca de três toneladas por mês, o que dá uma média de 15 camiões por dia a despejar lixo. Números contrariados por quem mais de perto convive com a paisagem desoladora do Souto Alto. João José Tomé Paulo, vive a cinco metros da entrada da lixeira. Cansado de tantos anos de luta pelo que considera ser um direito, seu e da sua família, a condições de vida com alguma qualidade, não se conforma com o abandono a que os responsáveis o votaram.
"Há quatro anos prometeram-nos o abastecimento de água, em rede, no prazo máximo de quatro meses. Até agora a única água que temos é a dos poços e a que os bombeiros vêm trazer dia sim, dia não", salienta João José. Pior é o estado dos poços: "Tenho um furo com 70 metros inutilizado há cinco anos. Nem a bomba lá tenho, porque a água estragava a horta toda".

Sérgio Felizardo

VOLTAR ATRÁS






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda