.


 

 

 

 

.
Os desfiles do Carnaval da Neve contam com a participação de cerca de 1500 crianças


De 3 a 7 de Março, na Covilhã
Muito carnaval e pouca neve

"A Covilhã está em festa" diz o hino do Carnaval da Neve 2000, um evento que, de 3 a 7 de Março, vai animar a cidade com o espírito carnavalesco dos velhos tempos. A tradição foi recuperada pelo Clube Nacional de Montanhismo (CNM), que promete uma festa de arromba. Corsos, esqui, bailes e fogo de artifício são alguns dos pontos fortes do cartaz, que conta ainda com a presença de José Figueiras. Um carnaval da neve a que a subida das temperaturas trouxe alterações inesperadas.

Desfiles e muita alegria é a promessa do Clube Nacional de Montanhismo para este Carnaval que, de Sexta a Terça-feira, vai animar as ruas da Covilhã. O Carnaval da Neve 2000 regressa assim à cidade.
O Carnaval da Neve foi, durante anos, um grande cartaz nacional, promovendo a Covilhã por todo o País e atraindo milhares de pessoas à cidade e ao interior.
Agora, com a orientação do CNM e o apoio da Câmara Municipal, dezenas de associações e escolas juntaram esforços para recuperar este grande evento.
Os festejos começam na Sexta-feira, com um Corso Juvenil de Carnaval, que conta com a participação de cerca de 1500 crianças, das diversas escolas e infantários locais. O desfile parte e termina no Campo das Festas, passando pela Praça do Município e pela Rua Direita.
O Pavilhão da Anil, cedido pela Câmara Municipal, foi o espaço escolhido para os dois bailes de carnaval. No primeiro, Sábado, vai decorrer a eleição da Miss Montanhismo, e no segundo, dois dias depois, a eleição da Rainha Carnaval da Neve.

Enterrar o Entrudo

Para Domingo, o CNM reservou um dia em cheio, em plena Serra da Estrela, com o Troféu de Esqui Alpino e a Descida Nocturna de Esqui. Estes eventos, a realizar na Torre, foram ensombrados pela subida das temperaturas, impondo a necessidade de utilizar um canhão de neve.
O Clube de Montanhismo está a contar, para a realização destas actividades, com a colaboração da Estância de Esqui da Serra da Estrela, que deverá disponibilizar não só os canhões como todo o tipo de equipamento necessário.
Na Terça-feira, dia de Carnaval, as crianças podem contar com muitos palhaços, ilusionismo e música na Matinée Infantil. O evento vai ocupar novamente o pavilhão da Anil e a entrada é gratuita.
Ao fim do dia, enterra-se o Entrudo, numa "cerimónia" que os organizadores pretendem venha a ter continuidade nos anos subsequentes. O enterro começa em Santo António, com um cortejo que termina na Praça do Município.
No entanto, apesar de ter anunciado há um ano que este seria o maior carnaval da Península Ibérica, José Pinho, presidente do CMN, já admitiu, em entrevista ao Semanário Notícias da Covilhã, que as dificuldades do clube não permitiram tamanha grandeza.
A organização dispendeu cerca de 10 mil contos na preparação da festa, apenas metade dos seus custos totais. O restante foi conseguido através do apoio de alguns empresários da região. A decoração do Pavilhão da ANIL está a cargo dos alunos e professores da Escola Secundária Campos Melo.

Catarina Moura






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda