.


.

 


Joaquim Rodrigo é considerado um dos pintores portugueses mais interessantes e inovadores
do século XX


Obra de Joaquim Rodrigo
em retrospectiva

Numa altura em que passam três anos sobre a morte de Joaquim Rodrigo, o Museu do Chiado recebe, até dia 26 de Março, a primeira grande exposição retrospectiva da obra do pintor. A exposição, iniciada no passado 18 de Novembro, pretende dar a conhecer ao grande público o trabalho artístico daquele que é considerado um dos artistas portugueses mais interessantes e inovadores do século XX.
O pintor iniciou a sua carreira artística na década de 50, partindo da "abstracção enquanto processo determinante da afirmação da vanguarda artística do século XX" (tal como é dito no catálogo que acompanha a exposição), formulando, mais tarde, uma linguagem própria, caracterizada pelos tons naturais e pelo uso de signos, a que se juntam formas de representação como desenhos infantis, sinalizações de ruas, cartografia e graffiti.
Para além da pintura, Joaquim Rodrigo foi ainda autor de um ensaio, O Complementarismo em Pintura, escrito em 1976 e publicado em 1982, escrito com o intuito de sistematizar e teorizar a arte da pintura portuguesa do século XX.
Vale a pena descobrir a arte de um pintor que, numa altura em que eram infligidas medidas repressivas a artistas que trabalhavam dentro de uma linguagem política, ousou criticar o regime salazarista, recorrendo a uma linguagem pictórica de signos "primitivistas".

Pedro Jesus






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda