.


 

.


Realizador Joaquim Sapinho descobre
Talentos em terras beirãs

Alguns jovens covilhanenses podem integrar o elenco de "A mulher polícia". O último trabalho do realizador beirão que se notabilizou com "Corte de Cabelo".

"A mulher polícia" é a mais recente película do realizador Joaquim Sapinho a filmar, quase na totalidade, no Sabugal. É a história de uma mãe que foge com o filho, porque este vai ser internado num reformatório depois de ter sido apanhado a roubar.
O "casting" de selecção de candidatos para "vestirem a pele" de alguns papéis secundários e para a integrarem a figuração decorreu nas cidades da Covilhã, Sabugal, Guarda e Lisboa.
A escolha já se efectuou no ano anterior, mas como "algumas cenas não ficaram bem", o realizador decidiu refazer algumas e acrescentar outras, por isso optou por repetir os "castings" para alguns papéis, explica a responsável deste processo, Michelle Chan. No dia 17, as selecções decorreram no Sabugal, no dia 21, segunda, na Guarda e na terça, 22, na Covilhã.
Para integrar o elenco, procuram-se jovens, pessoas entre os 25 e os 30 anos e algumas com 40. Na Covilhã, os candidatos são sobretudo jovens, entre os 18 e os 25 anos.

Pouca participação

Ao contrário dos outros locais, na Covilhã a adesão ao "casting" foi bastante fraca. Das 10 às 19 horas da última terça-feira, apenas acorreram sete pessoas, e destas apenas um rapaz, à sede da delegação da Covilhã do Corpo Nacional de Escutas.
Michelle Chan explica que, provavelmente, a falta de participação deveu-se à ineficácia da divulgação, porque, como explica, foi "um pouco tardia".
Segundo aquela responsável, o objectivo destes "castings" são "descobrir algum talento escondido" pelas terras beirãs. Das sete pessoas que se dirigiram à sede dos escuteiros da Covilhã, duas apresentaram "excelentes qualidades", refere.
Os concorrentes tiveram que realizar duas provas: uma fotográfica, em que Michele Chan fotografou alguns ângulos do rosto dos candidatos, e outra de filmagens. Quem pretendia desempenhar papéis secundários teve que improvisar algumas cenas do filme.
Certezas quanto aos escolhidos ainda não há. Michele Chan faz a sua avaliação pessoal e dá algumas dicas ao realizador que detém a última palavra. Características físicas, a voz e o desempenho conseguido são os critérios da avaliação.
As novas filmagens começaram esta segunda-feira, em Sintra, mas como explica Michelle Chan, "são para fingir que se passam no Sabugal, porque é lá que toda a história se desenrola." Aquela bonita localidade serrana, que acolhe as filmagens que começam a 6 de Março, é a terra natal de Joaquim Sapinho.

Sónia Alves
NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda