.


 

.


Governo une RTP, LUSA e RDP
A salvação da televisão pública

A RTP, a Agência Lusa e a RDP vão passar a ser geridas conjuntamente. Esta sinergia, destinada sobretudo a reduzir os gastos do Estado com o canal público, foi oficializada no dia 24 com a constituição de uma sociedade e aprovação do respectivo decreto-lei em Conselho de Ministros.
A medida tem como principal consequência a assunção pelo Estado dos 130 milhões de contos de prejuízos acumulados (passivo) da RTP, naquele que é o último "balão de oxigénio" do governo à televisão pública. Com "a limpeza" do passivo, a RTP "parte do zero" e terá de demonstrar competitividade na sua dupla qualidade de operador comercial e de prestador de um serviço público.
O mesmo princípio é válido para a Lusa e RDP (Radiodifusão Portuguesa), apesar de estas duas empresas apresentarem situações económicas e financeiras equilibradas, indicou uma fonte oficial.
De acordo com o projecto de diploma que cria a "holding", o objectivo "é a integração, sob a forma empresarial, da gestão das participações detidas pelo Estado em empresas na área da comunicação social".
O Estado detém a totalidade dos capitais sociais da RTP (mais de 59 milhões de contos) e da RDP (6,3 milhões de contos) e 97 por cento do capital da Lusa (1,1 milhão de contos).
A "holding" será uma "sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos" de montante equivalente ao da totalidade das participações do Estado nas três empresas. O capital social da "holding" da comunicação social do Estado deverá assim rondar os 66 milhões de contos.
O Conselho de Administração da sociedade será composto por cinco membros, de entre os quais será escolhido o presidente.
A mesma fonte oficial revelou que João Carlos Silva, ex-secretário de Estado do Orçamento, já aceitou o convite do governo para presidir à "holding". Os presidentes da Lusa, RTP e RDP serão, por inerência, membros do Conselho de Administração da nova sociedade, acrescentou.
O total de trabalhadores das três empresas é superior a 3300, dos quais mais de dois mil da RTP, mil da RDP e 300 da Lusa.
As mesmas fontes oficiais indicaram que o governo deverá mudar o nome inicialmente previsto para a "holding" - Media Portugal -, para evitar plagiar uma denominação já existente nos registos comerciais portugueses. A sociedade poderá assim chamar-se "Multimédia Portugal" ou "Gestimédia Portugal", acrescentaram.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda