.


 

.


500 anos da descoberta do Brasil
Belmonte com festejos até Abril

A vila-berço de Pedro Álvares Cabral anuncia as celebrações que assinalam a Descoberta do Brasil, com inicio marcado para esta semana. A visita do presidente brasileiro, prevista para Março, não consta do programa

Na próxima quinta-feira, arranca em Belmonte o programa de comemorações que, até 15 de Abril, assinalam os 500 anos da Descoberta do Brasil, pelo navegador belmontino Pedro Álvares Cabral.
O programa é autónomo das celebrações de cariz nacional, organizadas pela Comissão dos Descobrimentos Portugueses, e inclui, para além de diversas exposições e conferências sobre a vida de Álvares Cabral, um concerto e o lançamento de um selo comemorativo da efeméride.
A divulgação dos festejos, na terra onde nasceu o navegador português, surge poucos dias depois de, em Salvador da Baia, entidades portuguesas e brasileiras terem apresentado o programa cultural que, entre 22 de Abril e 29 de Julho, se desmultiplica em actividades de um lado e outro do Atlântico.
Estranhamente, esse programa, com começo marcado para o Parque das Nações, e revelado no sábado, 18, numa cerimónia em que estiveram presentes o presidente da Parque Expo, Mega Ferreira, e uma responsável da Comissão Nacional, Ana Maria Rodrigues, não inclui qualquer menção a actividades que decorrem em Belmonte. Confrontado pelo NC com o facto, o presidente da autarquia, António Dias Rocha, mostrou-se surpreendido. "Não percebo essa situação, até porque já temos várias coisas definidas em conjunto, como por exemplo, a reconstituição de uma visita régia quinhentista, com a participação de mais de 600 figurantes", refere Dias Rocha.
Certa parece estar a anulação da visita do Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, a Belmonte, prevista para Março. Quanto ao grande concerto que poderia trazer à vila de Pedro Álvares Cabral um dos expoentes máximos da música brasileira, Caetano Veloso, parece, igualmente, não se confirmar. Segundo o calendário apresentado em Salvador da Baia, a actuação do músico e de Maria Bethânia está programada para Maio, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

Sérgio Felizardo
NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda