.


.

 


A Serra da Gardunha pode vir a produzir uma potência de 90 megawatts


Ventos da região em análise no Instituto Nacional de Energia
Gardunha pode produzir energia eólica

A serra da Gardunha pode vir a produzir energia eólica. A GENEG, uma empresa ligada ao Instituto de Participações do Estado (IPE), está interessada em explorar essas potencialidades, segundo o vereador José Pina, da Câmara Municipal do Fundão.
Neste momento, e de acordo com o vereador, estão a ser realizados estudos no Instituto Nacional de Energia, em Lisboa, para medir os ventos da região e avaliar as suas potencialidades. Os técnicos, que já visitaram o concelho, terão apontado sete locais na serra, do Carvalhal até Bogas, susceptíveis de receber estações para produção de energia, podendo vir a disponibilizar uma potência de 90 megawatts.
A GENEG foi a empresa que melhor projecto apresentou à autarquia, disponibilizando-se para instalar no concelho a empresa responsável pela gestão da exploração, recrutar trabalhadores na área do município, pagar aos proprietários dos terrenos 25 escudos por metro quadrado e 2500 contos às juntas de freguesia por cada megawatt instalado. O acordo será de 25 anos, com possibilidade de renovação, e é proposto à Câmara integrar a empresa. A ser aprovado, o projecto implica um investimento da ordem dos oito milhões de contos.
José Pina lembrou, no entanto, que a Gardunha está indicada para integrar a Rede Natura 2000, o que implica ter em atenção o impacto ambiental causado por este tipo de instalações.





.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda