.


 

.


Idanha-a-Nova é "Ponto Negro" do sistema de rega nacional

A região de Idanha-a-Nova e de Macedo de Cavaleiros são dois dos mais graves "pontos negros" do sistema de rega a nível nacional, de acordo com Nunes Vicente, presidente do Instituto Hidráulico e Engenharia Agrícola (IHERA). Este responsável, que falava durante o II Encontro Nacional das Associações Regantes e Beneficiárias, que decorreu na passada semana em Castelo Branco e terminou com uma visita ao perímetro de rega do Ladoeiro, em Idanha-a-Nova, atribui a situação ao mau aproveitamento que os agricultores fazem da água.
No Ladoeiro estão a decorrer trabalhos de reabilitação do sistema de rega, no montante de 2,6 milhões de contos. As principais obras deverão estar prontas até ao final do ano.
Nunes Vicente mostrou-se ainda preocupado com a possibilidade de se perderem as culturas de tomate e milho na lezíria ribatejana se continuar a não chover.
Portugal tem neste momento em exploração cerca de 100 mil hectares de regadio com barragens. O responsável estima que durante o III Quadro Comunitário de Apoio, o número de hectares de regadio chegará aos 180 mil.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda