.


.

 


O lince


Intervenções no Soito
Trinta Linces na estrada

João José Oliveira, tem 40 anos e considera-se um autodidata no que diz respeito a projectar e fabricar automóveis. Na sua oficina do Soito, concelho do Sabugal, dá realidade aos seus sonhos de criança, produzindo automóveis a partir de motores antigos e chassis desenhados por ele próprio e feitos em resina.

"De há 10 anos para cá tenho tentado profissionalizar-me e fazer coisas mais sérias a nível de automóveis, como é o caso do projecto LINCE, e mais recentemente o projecto ZF98", afirma João José Oliveira.
As suas criações ganharam consistência com a produção do LINCE - um protótipo moderno de um clássico. O projecto LINCE teve um grande sucesso, tendo em conta que foi fabricado em Portugal e por um particular. Esta peça de artesanato tem como preço de venda cerca de 4500 contos. O seu designer já conseguiu vender mais de 30 unidades.
Para além deste projecto, João Oliveira tem, agora em mãos o projecto ZF99. Trata-se do terceiro de uma série de três protótipos, que sairam de uma fábrica localizada no interior de Portugal. O motor e o chassis do veículo são todos de origem volkswagen

O Interior esquecido

Projectar e fabricar protótipos no interior do País não é tarefa fácil. "A excessiva burocracia e a falta de apoios financeiros" dificultam o trabalho de João José, "somos um país sem tradição na construção de automóveis. Não temos um esquema a nível de modelações muito bem definido, portanto as dificuldades acabam sempre por se sobrepôr".
Para rentabilizar e garantir a viabilidade da produção, este designer tem de desviar a atenção da sua actividade principal e fazer moldes para a indústria na área dos polyester. "É um mercado complicado em Portugal e se não conseguimos uma projecção a nível internacional, temos de orientar a actividade para outro âmbito, mesmo tentando nunca esquecendo a construção de protótipos de automóveis", afirma João Oliveira, que se encontra a trabalhar num novo projecto.
O inventor pretende projectar carros desportivos, na espectativa de encontrar um investidor que garanta um ligação dos protótipos para venda, sempre por encomendas personalizadas.
Por enquanto os carros de João Oliveira vão dando nas vistas por onde passam.

Filipa Costa






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda