.


.

 


Nuno Miguel Henriques
é natural da Covilhã


Nuno Henriques é candidato
Casa da Covilhã em Lisboa
pode ter nova direcção

O artista e empresário covilhanense Nuno Miguel Henriques está disponível para presidir à nova direcção daquela que foi, em tempos idos, uma das mais antigas colectividades no género - a Casa da Covilhã em Lisboa (CCL).
Durante as festividades ocorridas a propósito das celebrações dos 75 anos de existência daquela colectividade, o jovem empresário covilhanense aceitou encabeçar uma lista concorrente às próximas eleições, que irão ter lugar no próximo mês de Abril.
Para isso propõe uma mudança estrutural profunda. Já efectuou contactos com diversas personalidades covilhanenses residentes em Lisboa, as quais se disponibilizaram a tudo fazer para não deixar morrer a actual Casa da Covilhã.
Nem a acção de despejo de que é alvo aquela colectividade e cuja situação se arrasta há alguns anos serve de entrave aos projectos que Nuno Henriques diz ter em prespectiva. "Uma nova sede poderá dar início a uma nova época, prevendo-se que esta seja gloriosa", defende.
O candidato à direcção sustenta que a sua lista "vai ser uma aposta que conta, para além do esforço dos intervenientes, também com a ajuda prometida pela edilidade covilhanense".

"Um espaço representativo da nossa região"

Presentemente, o espaço fisico da casa da Covilhã fica situado no nº 12 da Rua do Benformoso, mesmo às portas do Martim Moniz e a desembocar no Intendente: "Uma zona mal afamada, uma rua dum só sentido e um prédio quase em ruínas".
Para o futuro director da CCL "precisamos de um novo espaço, e precisamos também de alterar os actuais estatutos, que datam de 1941; além de definir e planear actividades concretas".
No campo das actividades a lista à direcção pretende intervir nas áreas "cultural, recreativa, regionalista, e ainda acções de manifesto interesse público tais como o defender a nossa gastronomia, informação turística da nossa região e de alojamento na Covilhã e nos concelhos próximos, nomeadamente o do Fundão e de Belmonte".
No futuro, a CCL "deverá ser um pólo dinamizador que, conjuntamente com a secção de Turismo da Covilhã possa vir a apoiar os estudantes beirões a estudar em Lisboa, assim como os de Lisboa a estudar na Beira Baixa".
Ainda na opinião de Nuno Henriques a CCL, de que espera assumir a direcção, "será um espaço representativo da nossa região, mas com uma dimensão nacional, aberta a coisas novas e na qual todos se possam sentir como em sua casa". Acrescenta, ainda que empenhar-se-à, no caso de vir a ser eleito, em torná-la numa casa com vida e permanentemente aberta, não só ao escasso número de actuais sócios mas a toda a população da região beirã".

Arlete Castela






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda