.


.

 


Os números revelam que as raparigas bebem mais que os rapazes


Escola Secundária do Fundão
Maioria dos alunos
consome bebidas alcoólicas

Os números são preocupantes. Estão, neste momento, a ser preparados projectos para contrariar a situação

Mais de metade dos alunos da Escola Secundária do Fundão consomem bebidas alcoólicas. Números que rondam os 65 por cento e que são resultado de um inquérito realizado pelo Núcleo de Alcoologia do Centro de Saúde do Fundão. No universo de 1209 alunos, foram inquiridos 120, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos.
Os dados revelam ainda que quem mais consome álcool reside nas freguesias rurais do concelho. 67 por cento contra 62 dos que vivem na cidade do Fundão.
As raparigas consomem mais que os rapazes, é outra das conclusões. 68 por cento dos alunos que consomem bebidas alcoólicas são do sexo feminino e 62 por cento do masculino. Bebem sobretudo cerveja, licores e "shots" em festas, fins-de-semana e ocasiões especiais com os amigos. Bebem porque gostam (50 por cento), para descontrair (25 por cento) e para ficar "alegres" (15 por cento). Apenas uma reduzida percentagem admite que bebe para não parecer mal perante os colegas.
Curiosamente, a grande maioria dos inquiridos , 93 por cento, sabem que o álcool prejudica a saúde.

É preciso distrair os alunos

Os números apresentados são preocupantes, salienta Paula Belo, do Núcleo de Alcoologia do Centro de Saúde, que adianta que a sua instituição tem como objectivo reduzir, a curto prazo, esta taxa em 50 por cento.
Para tal, pretende dinamizar diferentes acções, entre as quais o Projecto de Educação Para Todos, cuja finalidade é precisamente "reduzir o consumo de álcool na população escolarizada, através de diversas actividades saudáveis", criando espaços para o tempo de lazer e promover sessões de debate sobre o assunto.
O Projecto de Jovens Animadores de Saúde (Projas) é outra das medidas inovadoras a ser implantada na Escola Secundária do Fundão e na Escola EB 2/3 João Franco, que visa combater os números de alcoologia apontados. Dentro do estabelecimento de ensino "foi escolhida uma lista de alunos, com perfil de líder", que vão ter formação de uma técnica da Direcção Geral de Saúde, "para desenvolver actividades juntos dos colegas", explica Paula Belo.
Projecto que neste momento apenas existe em Lisboa, Porto e Coimbra e que tem início no terceiro período. Neste momento, apenas vai ser aplicado naquelas escolas, mas conforme os resultados, poderá ser alargado aos restantes estabelecimentos de ensino do concelho.

NC / Urbi et Orbi






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda