.


.

 


O Centro Intermodal será o novo
coração da cidade albicastrense


Castelo Branco 2000 / 2020
Cirurgia profunda

Ao fazer 229 anos, Castelo Branco prepara-se para entrar em força no terceiro milénio. Nos próximos vinte anos, a cidade vai ser alvo de uma cirurgia profunda, que pretende melhorar a qualidade de vida da população albicastrense, garantindo um desenvolvimento harmonioso. Um investimento de 10 milhões de contos que promete "revolucionar" a capital de distrito.

No dia em que a cidade assinalou 229 anos, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, apresentou publicamente o "Plano 2000", uma acção estratégica que envolve grandes projectos de arquitectura e um investimento de 10 milhões de contos.
O objectivo é "repensar a cidade de Castelo Branco, recuperando a sua funcionalidade, a imagem e o ambiente urbano", de modo a "fixar os que cá vivem e atrair novos habitantes".
A "grande revolução" promete ser não só geradora de uma maior qualidade de vida, mas também uma base sólida de sustentação do progresso. Devolver ao Centro Cívico a vitalidade perdida nas últimas décadas, modernizar a Zona de Lazer e criar novas acessibilidades à cidade e à zona industrial, são estratégias de antecipação do futuro em que a autarquia aposta fortemente.
Sem descurar a qualidade, Morão consultou já arquitectos nacionais de renome e encomendou estudos em Barcelona, de forma a apresentar equipamentos a instalar em diversos locais. Sob a coordenação do professor Jorge Gaspar, os projectistas deitaram mãos à obra e planearam pormenorizadamente a cirurgia profunda que promete revitalizar por completo o centro urbano.

Um novo coração para a cidade

Até 2020 o autarca pensa poder ver todo o plano concluído. "Vamos erguer uma cidade para viver e trabalhar, mas também uma urbe competitiva no interior de Portugal, no sistema das cidades europeias e na relação transfronteiriça com Espanha", afirmou o autarca.
No centro cívico pontificam os equipamentos para usufruto dos cidadãos. Entre o Passeio Verde e a Senhora da Piedade, liga-se a Zona Histórica "ao novo coração da cidade". O estacionamento será subterrâneo na área do ex-Quartel da Defesa, onde só ficarão de pé dois edifícios. Um espaço para a prática de skate, um estádio municipal de futebol, polidesportivos, espelhos de água, jardins, áreas comerciais e um canhão de raios laser a iluminar o Castelo são algumas das novidades incluídas neste Plano 2000.
Para a zona da Estação, o projecto inclui uma nova Central de Camionagem, com ligação ao apeadeiro do caminho de ferro e à Variante Nascente. De automóvel, a grande entrada de Castelo Branco surge da transformação da actual Variante numa Via Circular, unindo toda a zona sul à Nascente. Esta Circular entrará, depois, no centro da cidade a partir do nó Barrocal-Carapalha, passando por cima da linha da Beira Baixa. O afluxo de trânsito passará assim a processar-se pela Avenida Nuno Álvares.
Todos os projectos estarão expostos no Centro Artístico Albicastrense até ao final do mês de Março para consulta pública.






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda