.


.

 


A Serra da Estrela reencontrou
o seu cartaz de Inverno: a neve


Serra vestida de branco

A Serra ficou, na passada semana, coberta de neve. Na noite de segunda-feira, 20, a temperatura na Penhas da Saúde desceu até aos 1.5 graus, e com a chuva que, desde então, tem vindo a fazer-se sentir um pouco por todo o país, a Serra da Estrela reencontrou o seu cartaz de Inverno: a neve.
As temperaturas têm oscilado entre os 0.7 e 4.9 graus, mínima e máxima respectivamente, e a neve tem continuado a cair, algo que não se verificava há já mais de dois meses.
No entanto, o nevão desta semana deu apenas para acumular 10 cm de altura. O Centro de Limpeza de neve da Serra diz tratar-se de uma neve pouco consistente, sendo que a limpeza das estradas tem sido feita pela simples passagem dos veículos nas mesmas.
Esta queda de neve veio colocar termo a um longo período de seca. Segundo Armindo Costa, responsável pelo Observatório das Penhas Douradas, desde inícios do mês de Fevereiro que o nível de precipitação tem sido apenas 32 l/m2, quando o normal para esta altura é na ordem dos 240 l/m2.
Em Abril, as previsões apontam para continuação de tempo bastante instável, embora já sem trovoadas, com possibilidade de aguaceiros que serão de neve a partir dos 1400m. Há tendência para uma pequena descida da temperatura.
A neve vai, portanto, continuar a pintar de branco a Serra da Estrela.

Sílvia Ferreira






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda