.


 

.


Dia do Estudante
Alegria e reflexão na Covilhã

A animação no pelourinho foi, entre outras actividades, uma forma de cativar os jovens para as comemorações do Dia do Estudante, que decorreram na passada sexta-feira, 24. Porém, o dia foi também de reflexão relativamente aos problemas existentes na educação. A luta continua e ainda há muito por fazer

Reunidos esforços por parte da Escola Secundária Campos Melo, o Liceu Frei Heitor Pinto e a E.B 2/3, o Dia do Estudante foi comemorado de uma forma diferente. Num ambiente de muita alegria, questionar o estado actual da educação foi também um ponto de destaque.
Assim, cerca de 90 alunos participaram numa manifestação que teve inicio pelas 16h20, dirigida ao pelourinho. Tal como refere Bruno Ramos, presidente da associação da Escola Secundária Campos Melo, "a manifestação veiculava, em traços gerais, algumas pontos: a favor da educação sexual nas escolas, contra a nova revisão curricular, contra as condições de acesso ao ensino superior, e contra o regime disciplinar".
Ainda segundo o presidente, "houve uma grande adesão à manifestação e valeu a pena levar a cabo uma iniciativa desta envergadura".
Depois de reivindicarem "os seus direitos", os alunos acabaram a tarde em grande, num ambiente musical a cargo de grupos oriundos das próprias escolas. Subiram ao palco os "Má Fama" e os "Students", da Escola Secundária Campos Melo, e os "BrainWash" e "Swatt" do Liceu Frei Heitor Pinto.
Os concertos iniciaram-se pelas 17h30, acabando por volta das 20h20. O presidente da associação refere que a adesão foi também significativa, contando-se com cerca de 200 estudantes no pelourinho.

Balanço positivo

Embora com certas dificuldades, a organização estava satisfeita. Realizada pelos próprios alunos da Campos Melo, do Liceu e da E.B 2/3, a festa contou ainda com vários apoios, principalmente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), do Bar da Associação (BA) e da Câmara Municipal da Covilhã. Segundo Bruno Ramos, "o apoio da Câmara foi fraco e estávamos a espera de mais. No entanto, tudo correu bem". Agora, resta seguir o exemplo "para outras iniciativas" e "lutar sempre pelo espirito estudantil e por aquilo a que temos direito".

Sensibilizar é preciso

Neste dia, as actividades por parte da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) não faltaram. No entanto, a perspectiva foi outra. Sensibilizar as pessoas e esclarecê-las, no sentido de encontrar soluções para o actual panorama educativo foi a principal preocupação.
Deste modo, na parte da manhã, espalharam-se faixas na universidade e foram entregues panfletos aos estudantes com algumas informações essenciais. Segundo Sérgio Novo, vogal da secção cultural da AAUBI "a informação é necessária". A distribuição foi feita ainda à porta das salas de aula e em alguns bares. Sendo sexta-feira início de fim-de-semana, a central de camionagem foi também um ponto estratégico para o encontro daqueles que iam a casa.
Na parte da tarde, a distribuição de documentos foi feita pelas ruas da cidade, de forma a abranger não apenas os estudantes, mas a comunidade no seu todo. Sérgio Novo refere que "de um modo geral, as pessoas aderiram bem" .

Susana Freitas






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda