.


.

 


Vasco Cardoso, presidente da AAUBI


ENDA escolhe Vasco Cardoso para o Conselho Nacional de Educação
Presidente da AAUBI dá voz
a estudantes de todo o País

O último Encontro Nacional de Direcções Associativas demonstrou que os estudantes estão atentos e preparam novas formas de luta. Para lhes dar voz, as Associações elegeram Vasco Cardoso, presidente da AAUBI, que tem agora a responsabilidade de representar os estudantes do Ensino Superior no Conselho Nacional de Educação (CNE).

O CNE é um órgão cuja função é permitir a participação das várias forças sociais, culturais e económicas do país na procura de consensos alargados relativamente à política educativa. A Vasco Cardoso compete agora defender a posição dos estudantes do Ensino Superior relativamente às mais variadas questões educativas. Uma posição de responsabilidade, que demonstra a credibilidade que o presidente da AAUBI tem junto às Associações de todo o país. A eleição que o escolheu decorreu no fim-de-semana de 18 e 19 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), integrada no Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA) que aí se realizou.

Contestação e luta no início de Abril

No decorrer deste ENDA, as direcções das Associações de Estudantes presentes discutiram os mais diversos assuntos, desde a Acção Social Escolar, passando pelo Desporto, pela Cultura, e pela Lei do Associativismo. No entanto, os temas em destaque, divididos em dois painéis, foram o Financiamento do Ensino Superior e as estratégias e formas de luta para denunciar essa mesma falta de financiamento, e ainda outros problemas que afectam os estudantes em geral.
A terminar o encontro, foi aprovada uma moção que designava diversas acções para o Dia do Estudante, que decorreu na última sexta-feira. "Alertar neste dia 24 para a existência de outro rumo para o Ensino era um imperativo de ordem moral que se impunha e tinha de ser cumprido", escreve Vasco Cardoso no Boletim AAUBInforma.
A referida moção deixou ainda marcada uma semana de contestação e luta, que decorrerá de 3 a 7 de Abril.

Catarina Moura






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda