.


.

 


Uma das associações culturais e recreativas mais representativas da cidade


De mãos dadas com os estudantes da UBI
Leões a caminho da noite

É nos "Leões" que, às terças e quintas feiras, os estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) se encontram para partirem rumo a mais uma noite académica

Casa cheia todas as noites é o cenário habitual dos Leões da Floresta, uma das associações culturais e recreativas mais representativas da cidade. Entre finos e ginjas a "preço da chuva", cartas, snoocker e "matrecos", os ubianos frequentam esta associação "porque é barato e é onde estão os nossos amigos", como afirma um finalista de Ciências do Desporto, Rui Lourenço.
Mesmo com "instalações paupérrimas", como refere o vice-presidente da colectividade, Fernando Gomes, a adesão popular é um facto. Segundo aquele responsável, "orgulhamo-nos em receber os universitários e integrá-los nos usos e costumes da Covilhã". Os estudantes são "sempre benvindos" e merecedores de hospitalidade, "apenas tendo que retribuir com um comportamento correcto e digno".
Os ubianos não escolhem só os Leões para iniciarem as suas noites. Muitas vezes, procuram integrar-se nas suas actividades fazendo-se sócios. Fernando Gomes refere que a associação abre as portas a toda a comunidade estudantil da UBI para participarem em todas as iniciativas, "de modo a proporcionar uma melhor relação de amizade e convívio". Quando terminam o curso, os clientes mais assíduos não esquecem esta casa que os acolheu, e todos os anos regressam para recordarem velhos tempos.
A consequência natural de todo este movimento de jovens estudantes é que quando os fins de semana e férias chegam, esta colectividade ressente-se muito, pois "embora haja mais sossego, o ambiente fica mais pobre, sem alegria, e o rendimento desce". Por isso, os Leões procuram sempre animar a vida universitária, proporcionando-lhe locais para festas e muitas outras iniciativas. "Queremos ser vossos amigos e apenas exigimos educação e um comportamento adequado", acrescenta Fernando Gomes.

Cultura, fraternidade e compreensão

O Centro Cultural e Desportivo (CCD) Leões da Floresta surgiu junto à serra, em 1954, pelo empenho de um grupo de jovens oriundos do Pisão Novo. Com "bastantes dificuldades financeiras", o vice-presidente afirma que a casa "tem de evoluir pausadamente. A associação já tem um certo nome na região, pois interessa mais fazer bem do que fazer muito".
A década "de ouro" da associação foi entre 1956 e 1966, altura em que desenvolveram inúmeras actividades que se foram perdendo no tempo. Hoje, a associação não aspira tão alto, e apenas procura "promover a cultura, a fraternidade e a compreensão junto de toda a comunidade", afirma Fernando Gomes.
A funcionar com 558 associados, os Leões desenvolvem com e para eles algumas iniciativas desportivas e culturais. Entre elas, contam-se a Corrida de S. Silvestre, organizada desde há 21 anos e considerada pela casa "a rainha das corridas da Beira Interior"; torneios de ténis de mesa com atletas campeões individualmente ou em equipas; uma escola de iniciação musical; viagens de estudo e lazer; festas tradicionais de Verão; noites de fado; Natal da Criança e participação activa nas marchas populares e nos corsos carnavalescos, onde já receberam alguns troféus. Para além das actividades direccionadas aos sócios, os Leões abrem as suas portas para todos aqueles que queiram e mereçam entrar, seguindo o lema do "bem vindo quem vier por bem".

Rita Lopes






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda