.


.

 


Uma loja "dois em um", onde podemos encontrar brinquedos, jogos,
artigos de papelaria e todo o tipo
de materiais das belas artes


Loja comercial única na cidade da Covilhã
" O Baú" das Artes

POR DANIELA MALHEIRO

A funcionar há três anos e meio, "o baú" é o espaço comercial por excelência onde as artes ganham vida. O interesse da população e o gosto pessoal pela arte tornaram realidade o sonho da proprietária Maria Manuel Gonçalves. Actualmente o espaço da loja é já pequeno para todos os projectos que esta tem em mente.

Na Rua Dom Nuno Álvares Pereira, na Covilhã, está sediado "O baú", uma loja comercial "dois em um " ao serviço da arte e da decoração. Um local com alguma originalidade, onde se podem encontrar todo o tipo de objectos em artes decorativas e ao mesmo tempo um atelier de belas artes com trabalhos realizados nas várias vertentes.
Maria Manuel Gonçalves tem 47 anos, e como proprietária da loja foi a principal impulsionadora deste projecto, tendo partido de si a ideia de abrir um espaço do género. "Investi nesta loja por gosto próprio". Tudo começou há seis anos atrás, quando veio viver para a Covilhã juntamente com o marido. A dificuldade em arranjar emprego não deixou muitas alternativas e levou as coisas para outros projectos. Maria Manuel resolver então optar pelo comércio. O primeiro passo foi um estudo de comércio, que ajudasse a descobrir a área menos saturada. Anteriormente ligada à informática, ainda pensou abrir um espaço nesta área, mas a saturação do mercado diluiu desde logo esta ideia.
A sua formação permitiu-lhe ainda ter dado aulas de inglês no Conservatório, estando ligada durante algum tempo a um instituto da Guarda.
A mudança de cidade ditou também uma mudança de trabalho que a acabaria por levar ao mundo das artes.

Encher o baú

Um gosto pessoal pela arte a alguma formação que foi adquirindo nesta área levaram-na a construir "O baú". "Inicialmente começamos só com os brinquedos e produtos de artesanato". Com o passar do tempo a loja tornou-se conhecida e despertou o interesse de muitos. "Tenho tido muitas pessoa a vir por informações de amigos que lhes falam na loja, o que acaba por ser a melhor coisa, mais do que anúncios em rádios ou jornais" - defende.
A pedido de muitos, foram-se trazendo para a loja novos produtos. Actualmente já é possível ver de tudo um pouco, desde brinquedos, jogos, artigos de papelaria e todo o tipo de materiais das belas artes. "Começamos com alguns produtos, e a partir daí as coisas evoluíram naturalmente" - conta.
O atendimento ao público e a realização de vários trabalhos no local estão totalmente a cargo de Maria Manuel. Fazer do local de trabalho um atelier foi o passo seguinte, e "muitos são os trabalhos encomendados diariamente".
Maria Manuel afirma que as pessoas da Covilhã e arredores estão cada mais interessadas e receptivas a esse tipo de trabalhos: "É ao mesmo tempo uma maneira de distrair do stress ou simplesmente para ocupar os tempos livres" . O trabalho no atelier e o atendimento ao público são algo que faz "diariamente com muito gosto".

Aulas de arte

Para além disto, são ainda leccionadas aulas de artes decorativas pelos responsáveis do "baú". Pintura, gesso, barro, madeira, tecido, metal e arraiolos são algumas das práticas dadas nas aulas. As aulas decorrem regularmente na Rua Direita, em horário pós-laboral. Como responsável por este tipo de ensino, Maria Manuel ensina todas as técnicas que conhece dentro desta área. Esta é uma actividade que acumula ainda com aulas do mesmo tipo no ensino recorrente. Vários dias por semana desloca-se aos mais variados locais onde este ensino está implementado, Vila do Carvalho, Covilhã, Boidobra, Tortosendo e Teixoso. Bordados, culinária e artes decorativas são alguns dos cursos leccionados, e a afluência de alunos "é cada vez maior".

Belas artes na Covilhã

Satisfeita com o reconhecimento que "O baú" já tem junto de muitas pessoas, esta comerciante admite ainda que o espaço actual acaba por ser já ser pequeno para todos os projectos que tem em mente, porque segundo diz " falta sempre qualquer coisa".
No entanto o espaço está já apetrechado com uma infinidade de produtos, um sem número de coisas capaz de transformar qualquer um num artista. Gessos, marfinites, madeiras, resinas, tintas, telas, carvão e aguarelas. Está tudo á disposição dos que se interessam de alguma forma pelas áreas artísticas
O futuro passa por uma aquisição de novos produtos, em cada vez maior diversidade e qualidade. "Uma maneira de atender com eficácia o todos os pedidos solicitados". A possível introdução de cursos nas áreas de belas artes na UBI é pois bem recebida: "Fazer cursos nestas áreas é muito positivo, não só para a cidade, como para a própria universidade".






.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda