.


 

.


Dia Mundial do Trabalhador
Cegos correm no 1º de Maio

POR ALEXANDRE S. SILVA

Incluída no plano de actividades dos festejos do Dia Mundial do Trabalhador, a edição 2000 da "Corrida 1º de Maio" conta, este ano, com a presença do atleta internacional, Paulo Guerra. Um nome que se vem juntar ao de Manuela Machado e outros atletas, cuja presença, em passadas edições, se constituiu como incentivo à prática da modalidade na região.
Apostada em ultrapassar a dimensão regional da prova, a organização decidiu arriscar algumas alterações. Assim, e se por um lado, o percurso se mantém, sensivelmente inalterado, por outro, as categorias abertas a inscrições foram, substancialmente ampliadas. A Comissão Organizadora, presidida por Luís Garra, espera, este ano, ter a presença de praticantes em cadeira de rodas, e de cegos com orientação. Segundo o dirigente sindical, serão estas novidades que melhor contribuirão para "um redimensionamento da prova, sem perder as suas características populares, e sem cair na tentação fácil de a profissionalizar".

Orçamento ronda três mil contos

Embora não haja um orçamento definitivo, uma vez que ainda há despesas a fazer, tudo aponta para que a prova ronde um custo entre os 2.500 e os 3 mil contos. Valor que, além dos patrocinadores oficiais, será comparticipado, quer em valores, quer em serviços, pela Câmara Municipal da Covilhã, pelo INATEL e pelo Governo Civil.
Os festejos do 1º de Maio não se ficam, no entanto, por aqui. Paralelamente à corrida principal, e percorrendo o mesmo traçado, terá lugar uma "Marcha Pedestre", da Vila do Carvalho à Praça do Município. A evocar o percurso que os antigos trabalhadores de lanifícios, residentes na aldeia, faziam todos os dias, esta prova terá a colaboração do grupo Amigos de Vila de Mouros.
Entretanto, está ainda previsto um debate, sobre "A problemática do atletismo e do desporto em Portugal", que terá como oradora Samira Araújo, treinadora de Manuela Machado. Esta iniciativa, da responsabilidade do GD Mata, poderá ainda contar com a presença da própria atleta, que na semana passada competiu em Londres, e que, pelo segundo ano consecutivo se desloca à Covilhã.

NC / Urbi et Orbi






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda