.


 

.


Tuna da Guarda
viaja até à Suíça

POR ARLETE CASTELA

A Coppituna d'Oppidana vai levar a música popular portuguesa às comunidades emigrantes residentes na Suíça.

A Tuna do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) foi convidada a actuar, durante as férias da Páscoa, em Lausanne, a convite de portugueses. O acontecimento, que vai decorrer entre os dias 26 de Abril e 1 de Maio, integra os 32 elementos masculinos que compõem este agrupamento.
Para a deslocação, o IPG disponibilizou o autocarro da própria instituição. O alojamento é garantido pelos portugueses radicados naquela cidade suiça.
Embora conte apenas com cinco anos de existência, a Tuna do IPG tem-se empenhado fortemente em acompanhar as vanguardistas de outras academias, com o esforço de apresentar os seus temas com letras e músicas produzidas pelo próprio grupo, o qual já editou um CD.
Para esta Tuna é importante o facto de já ter ganho vários prémios, entre os quais dois de melhor pandeireta, e outros dois de melhor porta-estandarte. Ainda no passado mês de Março, em Idanha-a-Nova, obtiveram novos prémios, desta feita disputados com as suas congéneres de Viseu, Leiria, Idanha, Badajoz e Cáceres.
Para os próximos tempos, têm agendado um encontro de tunas a decorrer em Portalegre a 10 de Maio, a participação no Festival Internacional de Tunas de Beja, a 1 de Junho, e ainda no Festival de Tomar, em data a confirmar. Como um sonho a realizar, estão ainda em embrião as negociações necessárias para uma deslocação ao Brasil em Agosto próximo.






 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda