.


 

.


IV Congresso Português de Sociologia
Passados Recentes,
Futuros Próximos

POR PEDRO MACHADO

A Faculdade de Economia de Coimbra acolheu entre 17 e 19 do corrente mês, o IV Congresso Português de Sociologia. "Passados Recentes, Futuros Próximos" foi o tema deste encontro, que contou com uma forte presença de docente e alunos do curso de sociologia da UBI; e com personalidades de renome do panorama da sociologia nacional e internacional, entre os quais se destacam Boaventura de Sousa Santos, figura de referência da sociologia em Portugal, e John Urry, professor da Universidade de Lancaster, também importante na investigação ao nível da sociologia.
Além dos docentes e alunos da Universidade da Beira Interior que se deslocaram a Coimbra apenas para assistir ao congresso, outros tomaram parte activa nos trabalhos em curso. José Carlos Venâncio presidiu a uma mesa temática, e Donizete Rodrigues fez a apresentação do volume "Diálogos Raianos", que reúne textos de vários docentes da UBI. O Centro de Estudos Sociais marcou igualmente presença, com um stand onde se divulgaram os mais recentes trabalhos de investigação em sociologia produzidos na universidade.
A Beira Interior marcou também os painéis temáticos, com a apresentação de sete comunicações. Sandra Margarida Duarte falou de "Relação da influência da inserção da mulher no mundo do trabalho, com o desenvolvimento de estruturas sociais de apoio à família"; Heitor Duarte de "Conflitos sociais e repressão na indústria de lanifícios da Covilhã durante o regime do Estado Novo"; Luís Filipe Mergulhão de "Turismo e desenvolvimento regional. A perspectiva dos autarcas"; Nuno Augusto de "Habitação social: da intenção de inserção à ampliação da evolução"; Amélia Augusto e Maria João Simões de "Recursos Humanos no ACUBI: bloqueios e potencialidades"; Maria Johanna Schouten de "A construção e reconstrução de etnicidades: os timorenses, Portugal e a Indonésia"; e Alice Tomé de "Educação e emigração. Mitos recentes na paisagem urbana".
Registe-se que a abertura dos trabalhos deste IV Congresso de Sociologia contou com a presença do Presidente da República Jorge Sampaio, que se fez acompanhar pelo secretário de Estado do Ensino Superior, José Reis.
A conferência inaugural foi proferida por John Urry, que falou do "Tempo, complexidade e o global". A esta seguiram-se, no vastíssimo programa, as mais de 300 comunicações discutidas no diferentes grupos de trabalho, nos painéis temáticos, e nas sessões plenárias do congresso.
Na opinião de Carlos Fortuna, presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, "comprometido com a análise da sociedade portuguesa, os seus passados recente e os seus futuros próximos, este congresso é uma ocasião particularmente estimulante para reflectirmos em conjunto e criativamente sobre o nosso presente". E acrescenta que "o debate dentro da comunidade sociológica tem que passar a ser mais intenso, mais especializado, e mais regular".
De realçar também o elevado número de pessoas que, de todos os pontos do País, se deslocaram a Coimbra para, durante os três dias de trabalhos, lotarem quase todas as salas onde eram proferidas as comunicações.





 
.

 Primeira Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto Agenda