.






O País do risco ao meio
por Rui Pelejão

Portugal é um país de risco ao meio. De um lado cabeleira esguia, abrilhantada a shampô e gel, do outro a calvície deserta.
Portugal é um país de risco ao meio.
Penteado a preceito para um lado, com traço de pente certeiro e rectilíneo a dividir a abundância capilar, da careca franciscana.
A dividir o litoral do interior.
Portugal é o país da circunstância feita pompa, pompa de tomate "à la trompe l'oeil".
Portugal não é em frente, é para um dos lados. O interior deserta-se, o litoral enfeita-se.


Crónicas do Midwest II
por Pedro Guedes de Carvalho

Depois de apresentados os argumentos maioritariamente utilizados em defesa da manutenção do Chief Illiniwek como mascote de uma Universidade, vou procurar nest segunda crónica, mostrar como um episódio destes pode ter tido tão elevada repercussão na vida de uma Universidade de 40.000 alunos. Com efeito à volta desta questão, imensos artigos do jornal diário da Universidade lhe foram consagrados, programas de Tv local e noticário nacional, assim como a necessidade de convocar um grande Meeting para ouvir diferentes opiniões para que o "juíz" possa deliberar em Agosto próximo, com base numa síntese das principais declarações proferidas e gravadas.


Salve Belmonte, Salve Cabral, Salve Brasil!
por José Geraldes

Nem a sombra da ausência do presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, nos actos comemorativos realizados em Belmonte deve tirar ânimo aos conterrâneos de Pedro Álvares Cabral. Com razão escreve Manuel Marques: "Quanto mais cómodo é, para a organização de visita do Presidente do Brasil a Portugal, nas celebrações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, ficar a ver navios, caravelas, regatas, com meios completos e sofisticados para uma reportagem que, por vezes, nem assunto tinha para transmitir e interessar".
Nesta hora de festa, a esperança também tem o seu lugar. E a justiça decerto um dia virá.


.

 Primeira  Ubi  Covilhã  Região  em ORBita  Cultura  Desporto  Agenda