Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

IMAGO 2000 - Encontros de Cinema e Vídeo Jovem da Beira Interior
Geração "Curtíssimas"

POR RAQUEL FRAGATA

A segunda edição do IMAGO - Encontros de Cinema e Vídeo Jovem da Beira Interior, um festival internacional de cinema e vídeo para jovens realizadores, irá ter lugar entre 12 e 22 de Outubro de 2000. O IMAGO 2000 pretende ser a rampa de lançamento na Europa do primeiro festival de cinema exclusivamente de formatos 'muito curtos'. Para além da competição para jovens realizadores e da exibição dos melhores filmes do Festival Mundial do Minuto, de S. Paulo, e do filme vencedor da última edição do Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde, "Respirar Debaixo de Água" de Francisco Ferreira, o CCUBI está a preparar pequenos programas paralelos ligados aos formatos curtos, workshops e, claro, muito cinema.


"A Noite", de Regina Pessoa, é um dos filmes
a exibir nas sessões de cinema para as escolas

O IMAGO 98 começou por ser um projecto de exibição de curtas metragens, ficção e documentário, de jovens realizadores ao nível universitário da Península Ibérica. Hoje pretende ampliar-se e ser o primeiro festival europeu de cinema de "formatos curtíssimos". O tempo de preparação e os orçamentos conseguidos na primeira edição - cerca de dois mil contos, fortemente financiados pelo IPJ - foram de certa forma insuficientes para as aspirações dos organizadores do festival.
Em 2000, a participação deixa de estar restrita aos realizadores ibéricos e quebra fronteiras. Portugal, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Brasil são as origens de alguns dos jovens realizadores da Secção Competitiva, com idade não superior a 30 anos. As inscrições encerraram no dia 15, prevendo-se que a maior afluência se tenha registado nos últimos dias.
A organização do festival, que inclui exibições de filmes, workshops e debates, é do Cineclube Universitário da Beira Interior e da delegação do Instituto Português da Juventude (IPJ) de Castelo Branco. A equipa de quatro elementos a trabalhar neste projecto desde Fevereiro de 2000 é ampliada em Outubro para 20 elementos, 10 dos quais voluntários.
Para 2001, Pedro Teles Ramos, director do CCUBI, espera conseguir mais tempo: "Um ano de preparação é o ideal".

Mais apoios para 2001

"Mediante a experiência dos próximos dois anos, queremos lançar na Europa um festival de formatos curtíssimos. Este ano, e durante o IMAGO 2000, vamos procurar consolidar e assegurar apoios para 2001", explica.
Pedro Teles Ramos justifica, em parte, o novo dinamismo que os Encontros tomam este ano pelo facto de o Cineclube não estar envolvido desde 1998 na exibição de cinema. E reforça também a importância dos financiamentos. Apesar de este ano a base de financiamentos ter triplicado, os seis mil contos agora conseguidos, não contabilizando outros apoios logísticos, continuam a ser extremamente insuficientes. "Com menos de 10 mil contos não é possível conferir outra dimensão ao IMAGO, colocando-o no circuito dos festivais de cinema nacionais", garante. O orçamento do Festival de Vila do Conde, por exemplo, é hoje de 60 mil contos.

Dj Rui Vargas e Dub Video Sindicate na festa de abertura

O programa do IMAGO 2000 está praticamente todo traçado. O público da Covilhã, Fundão, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Proença-a-Nova poderá assistir a uma mostra dos melhores filmes da 8ª edição do Festival Mundial do Minuto. A promoção em Portugal deste Festival brasileiro, a decorrer em S. Paulo nos dias 9 e 10 de Outubro, vai decerto trazer muitos amantes do cinema de curta metragem a estas cidades do interior. Um dos directores é júri convidado da Secção Competitiva do IMAGO 2000. As sessões de competição são exclusivas da Covilhã. Castelo Branco exibe o programa integral, para além de workshops ainda não definidos.
Na festa de abertura, em local por confirmar, o dj Rui Vargas, Lux, e os Dub Video Sindicate, um colectivo de video-jockeys também de Lisboa, são nomes já confirmados para uma instalação som/vídeo, com especial relevância para a animação vídeo.
Também estão já confirmadas duas exposições ligadas a um programa mostra do Festival do Making Of, de S. Paulo, e duas exposições de dois jovens realizadores portugueses: José Miguel Ribeiro, realizador de "A Suspeita"; e Regina Pessoa, "A Noite". Materiais utitlizados como gesso, plasticinas e os cenários criados para estes dois filmes irão ser expostos.
No âmbito da temática do minuto, o CCUBI pretende mostrar um pouco do que tem vindo a ser a sua actividade em algumas escolas do concelho nos últimos meses, onde têm trabalhado na realização de filmes de um minuto com crianças do 1º, 2º e 3º ciclos. Há também sessões de cinema para as escolas com a exibição de: "Respirar Debaixo de Água", "A suspeita" (animação), "A noite" (animação) e "SHSHSH - Sintonia Incompleta" (animação), de Mário Neves.

Workshops de cinema e vídeo

Vários especialistas do cinema de animação orientam os workshops a realizar no Fundão e Proença-a-Nova (iniciação) e em Penamacor e Idanha-a-Nova (nível avançado). Na Covilhã, o investigador brasileiro de cinema e vídeo, Marco Aurélio Fernández, irá fazer o workshop de produção e realização de documentários. Hortênsia de Los Angeles, formada na Escola de Los Banhos em Havana, um das maiores escolas de cinema, irá orientar o workshop de escrita criativa para cinema e vídeo, também na Covilhã.
Em programação paralela será exibido o projecto Lumiére & Cª, um conjunto de 40 filmes de um minuto de alguns dos melhores realizadores de cinema da actualidade: David Lynch, Jean-Luc Godard, Abbas Kiarostami e Spike Lee. No IMAGO 2000 poderão também ser vistos em DVD alguns filmes da EVEO, um empresa americana que recebe filmes de pequena duração e os lança directamente na internet.
A nova sede do GICC - Teatro das Beiras, na Rua da Trapa, a antiga Casa dos Magistrados, situada junto ao Largo de Santa Maria agora recuperada para a Ecoteca da Covilhã, e a nova sala estúdio da Associação Académica da UBI, cujas obras ainda decorrem, serão os espaços que acolhem os espectáculos de vídeo. Todas as exibições de cinema propriamente ditas serão apresentadas nas instalações da Rua da Trapa, que abre portas no dia 29 de Setembro.

Clique aqui

Filipe Alçada homenageado

Clique aqui

"Curtas em Grande"

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]