Clique aqui para regressar à Primeira Página



 

Autarquia e UBI acordam actualização do Plano de Expansão
Campus da Saúde fora de polémica

POR RICARDO GUEDES PEREIRA*

A UBI reconhece que a autarquia mantém "intacta" a área necessária à construção da nova Faculdade. O mal estar gerado entre as duas instituições chega ao fim.

A Câmara Municipal da Covilhã e a Universidade da Beira Interior (UBI) colocaram um ponto final na polémica dos terrenos de expansão do Campus da Saúde na área em redor do Hospital da Cova da Beira.
Num comunicado assinado entre o presidente da edilidade, Carlos Pinto, e o Reitor Manuel Santos Silva, a UBI reconhece que se mantêm "intactas as áreas necessárias à edificação da Faculdade das Ciências da Saúde, não havendo opções do município que ponham em causa o desenvolvimento adequado deste Pólo Universitário".
O comunicado, que data de 28 de Julho, contraria assim a Comissão Política do PS - Covilhã, que em Maio último acusou a edilidade de condicionar a expansão do Campus da Saúde por licenciar a construção de empreendimentos privados no perímetro de terrenos reservados à execução de equipamentos da UBI (Urbi nº 14).
Câmara e Universidade acordaram ainda na necessidade de actualizar o Plano de Expansão da nova Faculdade. Neste sentido, o estabelecimento de ensino superior público vai apresentar à autarquia serrana, durante a primeira quinzena de Setembro próximo, a reformulação dos limites a Norte da actual zona de expansão (arruamento de ligação ao aeródromo) "por forma a garantir a expansão futura da UBI". O mesmo documento refere que o executivo municipal também "comunga da preocupação" quanto à área de reserva necessária às exigências futuras da Faculdade das Ciências da Saúde.

Socialistas "congratulam-se" com decisão

Instado a comentar o conteúdo do acordo celebrado entre UBI e autarquia, Vítor Pereira, presidente da Comissão Conselhia do PS - Covilhã, congratulou-se com a vontade mútua manifestada pelas duas instituições. Ainda assim, apanhado de surpresa, uma vez que desconhecia qualquer contacto para colocar um ponto final na questão, Vítor Pereira afirma que "o PS tinha razão quando veio a público alertar para a situação de que estavam em causa os terrenos necessários para a evolução da nova Faculdade".

*NC / Urbi et Orbi

 

 [ PRIMEIRA PÁGINA ]