Sem novidades
Semana Académica de 1 a 5 de Maio

Com música para todos os gostos, mas sem grandes novidades, a AAUBI preparou para os dias 1 a 5 de Maio a edição 2001 da Semana Académica. Os velhinhos "Xutos & Pontapés", Jorge Palma , os "Blind Zero" e o fenómeno Zé Cabra vão animar estudantes e não estudantes, que, durante quatro dias de concertos, se deslocarão ao Pavilhão da ANIL. São 15 mil contos investidos que não arriscam a prejuízos.

Por Raquel Fragata

A apostar pelo seguro, a AAUBI apresenta uma cartaz da Semana Académica sem novidades

Na terça feira, 17, foi oficialmente apresentado o programa para a Semana Académica da Universidade da Beira Interior (UBI), que se realiza entre 1 e 5 de Maio. Com um orçamento na ordem dos 15 mil contos a organização, a Associação Académica da UBI (AAUBI), propõe-se a oferecer "divertimento constante" durante quatro noites de concertos no Pavilhão da Associação Nacional de Industriais dos Lanifícios (ANIL). Jorge Jacinto, presidente da AAUBI não dúvida do sucesso deste alinhamento, bem como da possibilidade de ele vir a dar lucro. Esta é a política da direcção que prefere jogar pelo seguro e que acredita à partida que mesmo sem público a iniciativa será rentável. Jorge Jacinto lamenta, no entanto, o facto de não ter sido possível chegar a acordo com nomes internacionais para o cartaz e fala em políticas escuras de inflação dos preços por parte das produtoras nacionais.
"Xutos & Pontapés", Jorge Palma, Zé Cabra, "Blind Zero" e o III Festival Académico de Tunas Femininas da UBI são alguns dos nomes do cartaz da edição 2000/2001.

Cartaz pouco radical

O primeiro dia, terça feira, é consagrado à habitual Serenata no Largo do Calvário. O Arraial da Cerveja, uma das noites mais populares entre os ubianos, é agora substituído pelo Arraial do Vinho, no segundo dia, 2, uma forma encontrada pela AAUBI de promover a vitivinicultura da região da Cova da Beira. O vinho será acompanhado por Zé Cabra, o entertainer do momento, que actua depois das Tunas Femininas. Neste dia decorre também o concurso "Grito Académico" pedindo à criatividade dos estudantes, individuais ou por equipas, que exaltem as tradições da Academia e da Região. A quinta feira será dos alicerces do rock português, os "Xutos & Pontapés" que apresentam ao público covilhanense um novo alinhamento. Na primeira parte do concerto em palco estarão os "Overdrive", vencedores do I Festival de Música Moderna (FMM) [ver edição 59 do Urbi et Orbi] organizado pela AAUBI no dia 14 de Março, , do Teixoso. Os portuenses "Blind Zero" e os "Zen" actuam na sexta feira, com as hostilidades a abrirem com os "A Jigsaw", de Coimbra, banda que alcançou o segundo lugar do FMM. Os "Purple Angel" (terceiros classificados do I FMM) e os "Cebola Mol" abrem a última noite, sábado, para Jorge Palma, que deverá encerrar as festa dos ubianos com um concerto intenso e viciante.
Os concertos começam às 22 horas e a noite só acaba de manhã com a discoteca a funcionar na ANIL, com os bares a serem explorados pelos núcleos de estudantes de diversas licenciaturas da UBI. Paralelamente decorrem também no recinto várias actividades radicais já conhecidas do público: os matraquilhos humanos, colchões de ar, escalada e a recriação do ambiente dos casinos com jogos de sorte e azar.
O transporte será feito em autocarros a partir do centro da cidade, junto ao Sporting Shopping Center, disponíveis a partir das 22 horas.
Os bilhetes de um dia vão custar mil escudos e mil e 500, para sócios e não sócios da AAUBI, à excepção do dia 3 que sobem para mil e 500 e dois mil. O bilhete geral varia entre três e quatro mil escudos.

Clique aqui para regressar à primeira página