Campanhas nacionais continuam
Jacinto eleito para Conselho Consultivo da Juventude

 Por Raquel Fragata

O presidente da AAUBI foi eleito para representar os estudantes junto do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Juventude. "Educação Esquecida, Geração Perdida" vai continuar. Os estudantes preparam agora diversos fóruns em todo o País para debater problemas do Superior.

Jorge Jacinto, presidente da Associação Académica da UBI (AAUBI), foi eleito o representante dos estudantes de Ensino Superior no Conselho Consultivo da Juventude junto do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Juventude. A decisão foi tomada no último Encontro Nacional de Dirigentes Associativos (ENDA) que se realizou nos dias 20, 21 e 22 de Abril em Setúbal. Recorde-se que, tal como o Urbi noticiou na edição anterior, Jorge Jacinto fez saber que não irá continuar nos destinos da associação.
Deste ENDA ficou também deliberada a organização de quatro fóruns nacionais, ainda sem datas confirmadas, pendentes a tratar os principais problemas que afectam hoje o Ensino Superior: o Insucesso Escolar (a organizar pela AAUBI na Covilhã no final de Maio), Acção Social (Universidade do Porto), Financiamento (Universidade de Coimbra) e Emprego (Universidade do Algarve). Os estudantes continuam empenhados na campanha nacional "Educação Esquecida, Geração Perdida" e esta próxima etapa é a forma encontrada para "dar conteúdo" a essas manifestações. A organização destes fóruns partiu das quatro direcções estudantis e pretende reflectir os problemas que se manifestam de forma mais crítica nas respectivas academias.
O Fórum Insucesso Escolar irá debater entre outros assuntos o estatuto da carreira docente. Constituído por quatro painéis, irá contar com a participação de entidades nacionais ligadas ao Ensino Superior público como o Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores (INAFOP), Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CNAES) e sindicatos do sector, com quem a AAUBI tem estabelecido contactos e para o qual estão convocadas 250 associações de estudantes de todo o País. Deste debate, Jorge Jacinto espera obter resultados mais expressivos e afirma-se satisfeito pelo empenho manifestado pelos núcleos de estudantes da UBI que colaboram na organização. Da discussão espera também repercussões na discussão nacional e governamental em torno deste tema.
No final da ronda dos quatro fóruns, vai realizar-se em Lisboa o painel conclusivo com a presença do ministro da Educação, Augusto Santos Silva, e os membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).
Entretanto, a AAUBI prepara o Fórum Universidade que durante dois dias, 14 e 15 deste mês, que irá debater, em quatro painéis, formação pedagógica dos docentes (manhã de segunda feira), insucesso escolar (durante a tarde), acção social (manhã de terça) e infra-estruturas e serviços académicos (à tarde).

Clique aqui para regressar à primeira página