"Intolerance" valeu a Phil Mulloy o Prémio de Melhor Filme no IMAGO 2000
Vencedores de Vila do Conde exibidos
IMAGO homenageia Phil Mulloy

Mais uma vez a exibição de programas paralelos vai trazer à Covilhã algum do melhor cinema de formato curto português, bem como as novas tendências internacionais integrado no IMAGO - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem da Beira Interior, que decorre na Covilhã e Castelo Branco entre os dias 25 e 30 de Setembro.

Por Raquel Fragata


Com muito espaço dedicado à exibição de cinema, música, exposições e aos workshops, o festival vai homenagear Phil Mulloy, vencedor da edição de 2000 do Grande Prémio Cidade da Covilhã para Melhor Filme de Animação com a obra "Intolerance". Durante o festival vai ser exibida uma retrospectiva da sua obra, característica pelo experimentalismo e humor na animação.
Javier Fesser é a aposta da direcção do IMAGO na secção de novos autores. Esta categoria tem por objectivo apostar na "visibilidade da obra de jovens realizadores". O público do IMAGO vai assistir a uma mostra da obra deste realizador espanhol, com influências dos Monty Python e Buster Keaton, que se reparte entre curtas e longas metragens.
Para além dos programas "One Piece!", "Short and Sweet" e Curtas Metragens / Grandes Realizadores, com obras de Frank Capra, Josef Von Stenberg, Nicholas Ray, Alfred Hitchcok e Roman Polanski, o IMAGO exibe ainda o Panorama Curtas Metragens. Nesta classe vão estar presentes três dos filmes premiados no Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde, que decorreu entre os dias 3 e 8. "Black and White" de Daniel Blaufuks, vencedor do Prémio Jovem Realizador, "Acordar" de Tiago Guedes e Frederic Serra, Prémio Melhor Fotografia, "Inventário de Natal" de Rui Poças, Menção Honrosa, fazem parte da selecção da organização do IMAGO na revista dos melhores do ano. O grande vencedor do Melhor Filme de Vila do Conde, "Corpo e Meio" de Sandro Aguilar, ficou de fora da selecção. Também "Quando o Sol toca na Lua" de Pedro Palma vai ser exibido neste programa.

Festival encerra com estreia de "The Art of Amália"

Do programa deste ano constam ainda duas sessões especiais de exibição na abertura e encerramento oficiais. Assim, no dia 25, será exibido o filme de Dziga Vertov "O Homem da Câmara de Filmar" (1929). A exibição será acompanhada pela actuação da Orquestra Sinfónica da Escola Profissional de Artes da Beira Interior e pelo Coro, dirigidos pelo maestro Luís Cipriano, a partir de uma partitura da sua autoria.
A encerrar o festival, terá lugar a estreia do filme documental de Bruno de Almeida "The Art of Amália". Esta obra, de 90 minutos, recomendada pela crítica internacional, nomeadamente pelo New York Times, estreou no ano passado em Nova Iorque, cidade onde reside o autor. Este documentário percorre e caracteriza a vida e obra da fadista desde 1920 até 99. Bruno de Almeida vai estar presente no festival onde orienta o workshop de vídeo digital. Esta é, aliás, a área onde actualmente Bruno de Almeida opera, mas também o cinema, a televisão e a publicidade tornaram-no uma figura proeminente. Da sua filmografia destacam-se "The Debt", filme que venceu o Prémio da Crítica para Melhor Curta Metragem no Festival de Cannes de 1993, e "On the Run", vencedor em 99 no Prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema Independente de Ourense. Actualmente, Bruno de Almeida está envolvido, juntamente com Nick Sandow, num projecto cinematográfico sobre a vida de ex-pugilistas, e a preparar "Minotaur - The Nature of the Beast". Um trabalho documental que retrata a tradição tauromáquica desde as suas primeiras manifestações na antiga Grécia até aos dias de hoje, e em especial na Península Ibérica.

 

[Página Oficial do Festival]
[Site Oficial de Bruno de Almeida - Arco Films]