Por Raquel Fragata


Bruno de Almeida, realizador português radicado em Nova Iorque, vai apresentar, em estreia nacional, o seu documentário sobre a diva do fado

Entre 25 e 30 de Setembro, a Covilhã e Castelo Branco vão ser palco de mais uma, a terceira, edição do IMAGO - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Jovem da Beira Interior. A organização, a cargo do CineClube da Beira Interior (CCBI) e do Instituto Português da Juventude (IPJ), com o patrocínio do Instituto do Cinema, Audiovisuais e Multimédia (ICAM), do Ministério da Cultura e da Câmara Municipal da Covilhã, introduziu nesta edição algumas novidades. Para além da já consagrada Competição Internacional de Curtas Metragens, este ano o IMAGO inaugura também as competições Veejaying e Escolar.
O CCBI recebeu 170 propostas para a competição de curtas e está agora a fazer a selecção de onde devem sair 25 a 30 filmes para concurso. Os filmes, com duração máxima de 15 minutos, vão ser exibidos durante o festival em quatro programas de uma hora e 10 minutos, de quarta a sábado, no Teatro Cine da Covilhã. Cabe a Phil Mulloy, Pedro Serrazina (autor de "A estória do Gato e da Lua"), Takuji Suzuki, realizador japonês, Benjamin Craig, da Apollo Cinema, e Maria do Carmo Piçarra, crítica de cinema e responsável pelo projecto "Estúdio 54", a decisão sobre os vencedores. As categorias são Melhor Filme, Melhor Jovem Realizador, Melhor Realizador Português e Melhor Filme de Animação. O prémio para o melhor realizador nacional vai ser disputado por João Carrilho com "À Margem" e Abi Feijó com o seu último filme "Clandestino". Estes são as únicas obras portuguesas a concurso.

Vj's em competição animam noites na Covilhã

A organização está ainda a reunir os concorrentes da Competição Veejaying. Neste apuramento, que está a ser feito por convite da direcção, vão participar vídeo jockeys de várias nacionalidades: portugueses, holandeses, espanhóis e um francês, ainda por confirmar. Os Vj's serão acompanhados, na duas apresentações que vão ter lugar na Discoteca & Companhia, na Covilhã, na quinta e sexta feira, por grupos de Dj's convidados. A presença da equipa da discoteca lisboeta Lux já está garantida, estando ainda em negociação a vinda de um Dj da televisão francesa MCM. No júri alinham Nuno e John Gonçalves, dos The Gift, Nuno Galopim, do jornal DN+, e Phillipe Virattelle, da MCM.
A última secção competitiva, que decorre em Castelo Branco, é composta por 50 filmes de um minuto resultantes do projecto Minute Kid, que o CCBI tem desenvolvido junto das escolas da região. O júri nacional desta secção, composto por Ana Pires, delegada do Ministério da Cultura do Centro, Maria de Lurdes Camacho, coordenadora do Programa VER do ICAM, Francisco Abreu, da delegação de Castelo Branco do IPJ, e um representante da autarquia local, vai premiar um dos trabalhos realizados por alunos das escolas da Covilhã, Castelo Branco, Fundão, Manteigas, Penamacor e Proença-a-Nova.

Na rota dos festivais de cinema da Europa

Quanto aos objectivos, este ano a organização pretende "fidelizar público e patrocinadores", "projectar o festival, a cidade e a região nos media nacionais", criar um mercado de filmes disponíveis para aquisição para profissionais e compradores e, por último, inscrever o IMAGO na Coordenação Europeia de Festivais de Cinema. Este é para o presidente do CCBI, Pedro Teles Ramos, o projecto que vai lançar o IMAGO na rota europeia dos festivais de cinema. Para isso conta já com o apoio de três patrocinadores reconhecidos pela comissão - condição "sine qua non" para a candidatura ser aceite - o Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde, o Festival de Cinema Jovem de Turim (Itália) e o Cinema Jove - Festival Internacional de Cinema de Valência (Espanha). O CCBI vai reunir, em Outubro, o dossiê de candidatura, onde serão corroborados os objectivos e políticas do IMAGO. Desta comissão, com sede em Bruxelas, fazem parte festivais tão consagrados como Cannes e Berlim
Para este ano, a organização conseguiu duplicar o orçamento disponível, fixado agora em 10 mil contos. Satisfeito com o crescimento do festival, Pedro Teles Ramos afirma que só assim é possível consolidar a qualidade das exibições. Este ano, pela primeira vez, "todos os filmes em competição, e dos programas paralelos, à excepção do Minute Kid e do "One Piece!" são exibidos em película".

[Site Oficial do Festival]






 

Vencedores de Vila do Conde exibidos
IMAGO homenageia Phil Mulloy


 

[ "Acordar" de Tiago Guedes
vai ser uma das obras exibidas
na secção Panorama Curtas
Metragens Nacionais 2001]

Bruno de Almeida dá formação em DV
Workshops na Covilhã e Castelo Branco


 

[Os workshops continuam
a ser uma das actividades
em que o IMAGO aposta,
paralelamente ao festival]