Colónia de férias na PSP e GNR
"Verão Azul"

Por Ana Maria Fonseca

 

Com o objectivo de atrair mulheres à carreira policial, o Ministério da Administração Interna (MAI) promove durante o mês de Agosto, o programa "Verão Azul". Durante uma semana, 160 jovens estudantes do ensino secundário entram no mundo da segurança pública.
A iniciativa do Projecto Inovar, do MIA pretende dar a conhecer as forças de segurança às jovens e atraí-las para uma futura carreira policial. E são muitas as jovens a candidatar-se a esta colónia de férias. Só este ano, 1300 jovens mulheres concorreram às 160 vagas existentes.
O programa "Verão Azul" proporciona várias actividades relacionadas não só com a vida policial mas também com o lazer. As jovens frequentam a carreira de tiro e visitam um esquadrão de cavalaria onde podem montar a cavalo. Por outro lado, as actividades de lazer incluem passeios às zonas turísticas próximas da escola ou banhos na piscina.
Curiosidade, aventura ou decisão sobre a carreira a seguir são alguns dos motivos que levam estas jovens a participar no "Verão Azul". Uma semana nas colónias da PSP ou da GNR podem levar muitas destas jovens a optar por uma carreira nas forças de segurança.
Num país que tem nas suas forças de segurança apenas sete por cento de mulheres, é importante aumentar este número. Até porque, como declarou o secretário de Estado da Administração Interna, Rui Pereira, ao jornal Público, "Há que continuar a trabalhar no sentido de um equilíbrio, porque as mulheres têm mais sensibilidade para tratar determinados assuntos".
O papel das mulheres nas forças de segurança revela-se, deste modo, essencial, numa carreira que ainda é maioritariamente masculina.