urbi et orbi editorial envie-nos a sua carta a nossa equipa porque pode acontecer o nosso estatuto contacte-nos via e-mail as edições anteriores do urbi

Menos 170 mil contos para a UBI em 2001-2002
Um ano "extremamente difícil"

Seis milhões e setecentos mil contos é quanto vai faltar aos cofres da educação para o próximo ano. Os reitores das Universidades públicas apelam ao Governo por uma revisão deste corte orçamental, que pode significar um ano difícil para as instituições públicas, nomeadamente a Universidade da Beira Interior. Caso não haja alteração desta medida, a solução pode passar pelo "recurso a verbas próprias", diz Santos Silva.




Face ao anunciado corte orçamental
Associações académicas reagem


Vários dirigentes associativos estiveram reunidos em Coimbra para protestar contra o corte no orçamento para a educação previsto para este ano lectivo. Os estudantes deram 15 dias ao Primeiro Ministro para reagir ou prometem um início de actividades lectivas conturbado.

Ensino Superior
Divisão em dois ciclos proposta pelo CRUP

Dividir o actual modelo de formação académica em apenas dois ciclos é a proposta apresentada pelo CRUP que agradou ao Ministério da Educação.


Subsídio estatal para o distrito
Associações de estudantes recebem mais de 18 mil contos


IIFeira de Literatura e Produtos Locais em Casegas
Lucros ajudam a esbater carências

O certame foi o ponto de encontro entre a população residente e os emigrantes que regressaram de férias.


Colónia de férias na PSP e GNR
"Verão Azul"

I torneio quadrangular "Cidade da Covilhã"
Duelo de leões anima Final



Isabel Alçada, escritora, defende

A leitura é um "desporto para todos"

Isabel Alçada, professora e co-autora da colecção "Uma Aventura", dedica-se há 19 anos a escrever para crianças. Em conjunto com Ana Maria Magalhães já vendeu seis milhões de livros. Desde muito jovem que o "bichinho" da escrita a acompanha. Para incentivar os seus alunos a ler começou a escrever histórias nas aulas. Hoje em dia é considerada um fenómeno da literatura infanto-juvenil portuguesa. Em entrevista ao Urbi et Orbi revela um segredo: "a leitura é um desporto para todos". "Não tem idade e é um prazer sem limites." Basta saber ler.


Solidariedade na Casa do Menino Jesus

Cada criança é um mundo

A Casa do Menino Jesus na Covilhã, acolhe crianças desprotegidas há mais de 80 anos.
Oriundos de famílias destruturadas e nesta casa encontram um porto seguro, onde se podem abrigar. O objectivo da instituição é proporcionar uma infância e adolescência felizes, bem como uma boa integração na sociedade. Por isso, esta casa agarra as vidas aparentemente destruídas e dá-lhes uma nova cor.



Rua António Augusto de Aguiar

O mercado era na rua

Histórias da rua chamada de António Augusto de Aguiar, o ministro das obras públicas que, em 1864, foi responsável pela criação da Escola Industrial da Covilhã, a primeira do país. O comerciante mais antigo da Covilhã conta-nos como se vivia nesta rua nos anos 30, quando as casas não tinham electricidade e ainda se vendia carvão e petróleo pelas portas.


Contenção
 António Fidalgo

TRAIDOR
 Edmundo Cordeiro


MAGACINE

Shrek

Andrew Adamson

ENTRELINHAS

O Primo Basílio

Eça de Queirós

ROTAÇÕES

Jonathan David

Belle and Sebastian

24 de Agosto
"Noite de Poesia" em Alcains, dedicada a Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Mário de Sá Carneiro e Camilo pessanha, na esplanada do quiosque de Santo António, Alcains.

Até 26 de Agosto
"Club Arte 2001", várias exposições sobre pintura, escultura, arte decorativa e fotografia, no salão polivalente do Teatro Clube de Alpedrinha.

De 3 a 8 de Setembro
Época Especial de exames.

17 de Setembro
Inicio das actividades lectivas.

Setembro
Cursos práticos de Aeromodelismo, iniciativa da Unidade Científico Pedagógica das Ciências da Engenharia da UBI, com colaboração de várias Licenciaturas, alunos e professores de Engenharia Aeronáutica.
[ler artigo]

17 de Setembro
Escritura da constituição da Sociedade Parkeurbis, S. A.

12 a 14 de Outubro
XII edição da "Land Rover Rota Histórica"
Prova que inclui percursos de dificuldade variada como a travessia a vau do rio Mondego ou a subida à Serra do Pisco. Inclui ainda provas de gastronomia regional.