De Andrew Adamson



Tenho a confessar (e quem é se interessa?) que desespero com filmes de animação infantis. Aquelas musiquinhas a empastelar a acção e tudo tão moralista, apre!
Mas havia qualquer coisa neste Shrek que me fez acreditar que não seria assim, e em bom tempo! Shrek é uma comédia deliciosa, fruto de um excelente trabalho da Dreamworks, que consegui fazer um filme cheio de humor inteligente (pasme-se!), fina ironia apontada ao seu próprio género e uma estória simples (estamos a falar de contos de fadas) mas muito interessante.
Os actores actuam (vocalmente) muito bem, conseguindo inchar com vida uns 'bonecos' já de si bastante convincentes.
Ao contrário de Final Fantasy (a comentar para a semana), Shrek não procura ser o supra-sumo técnico da recriação da realidade - e, para o caso, ainda bem! Isto é uma história de fadas (com um certo distanciamento que agradará a adultos com pouco espírito infantil, como parece ser o meu caso) e comporta-se visualmente como tal. Muito bem feita, mas sem se esquecer que é de bonecos que se trata. A ver, portanto, por toda a família, embora os mais pequenos percam o sentido de muitas das piadas.

por pedro homero