O novo gimnodesportivo custou cerca de um milhão de euros
Aspiração de há muito tempo
Pavilhão desportivo na Campos Melo

A nova infra-estrutura vem preencher uma lacuna que prejudicava alunos e professores. Com quase 120 anos, a escola só agora dispõe de um pavilhão que permite várias práticas desportivas.


Por Catarina Rodrigues


A funcionar desde o início do ano lectivo, o gimnodesportivo da Escola Secundária Campos Melo, foi ontem, segunda, dia 20, inaugurado por Mariana Cascais, secretária de Estado da Educação. O pequeno ginásio que a escola dispunha era na maior parte das vezes insuficiente. Alunos e professores eram obrigados a deslocarem-se até ao pavilhão da Inatel situado a um quilómetro de distância da escola a fim de poderem ter as sua aulas de Educação Física. Uma situação que fica agora resolvida.
A nova infra-estrutura dispõe de um salão de ginástica, balneários e um espaço que permite a prática de qualquer modalidade desportiva. O projecto do pavilhão, no valor de 40 mil euros, foi oferecido pela Câmara Municipal da Covilhã. As obras tiveram início no Verão de 2001 e custaram ao Estado cerca de um milhão de euros.
"Investimentos desta natureza são importantes em qualquer parte do País, nomeadamente nesta região", salienta Mariana Cascais. A secretária de Estado considera que "o interior tem que se promover a si próprio e o Ministério apoia na medida do possível".
Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal refere que "esta obra traz um melhoramento significativo para o ensino na Campos Melo, iniciado pelo Governo anterior, que o actual consolidou".
Em dia de inauguração, a presidente do Conselho Executivo da escola, Isabel Fael, aproveitou para lembrar outros projectos e necessidades da instituição que no próximo ano completa 120 anos de existência. O antigo ginásio está a ser transformado num espaço de convívio para os alunos. Mas, Isabel Fael lembra que ainda precisa de uma Sala Museu. "Temos vários equipamentos ligados à área têxtil, mas não temos espaço para os expor". A organização de um arquivo histórico é outro dos objectivos da presidente do Conselho Executivo.
A necessidade de um psicólogo é uma questão em que Isabel Fael tem insistido. A escola já teve uma psicóloga, mas desde que a mesma foi transferida para uma instituição do litoral, nunca ninguém a substituiu. "A maior parte das escolas do litoral do País têm psicólogo e no interior isso não acontece", desabafa. Isabel Fael lembra que a Covilhã é uma cidade onde os problemas sociais se agravam cada vez mais, "ao nível do desemprego e do consumo de substâncias menos apropriadas". A presença de um técnico especializado pode "prevenir situações de abandono escolar e constrangimentos em alunos e professores", termina.


Protocolo com a UBI


A Escola Secundária Campos Melo, a primeira escola industrial da região, já tem autorização da Direcção Regional de Educação do Centro para proceder ao depósito do equipamento que tem ligado à área têxtil, no Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior. O material têm vindo a ser estudado. Isabel Fael salienta a contribuição dada por Elisa Pinheiro, directora do Museu.
O espólio continua a pertencer à escola, apenas é transferido por falta de espaço. "A Sala Museu era o ideal para expor todo o material", salienta Isabel Fael. O objectivo é instalar esse espaço na antiga tecelagem da escola.
A presidente do Conselho Executivo espera "apoio quer da administração local, quer da administração central a nível financeiro e técnico" a fim de concretizar os seus objectivos.




[Ver artigo relacionado]