Os alunos assinalaram a remodelação da escola com uma peça de teatro
Câmara pede mais apoio financeiro ao Governo
Escola do Rodrigo renovada

Autarquias terão mais responsabilidades na área da educação. Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã sublinha que as políticas do Governo devem ser acompanhadas de apoios financeiros adequados.


Por Catarina Rodrigues


A escola do ensino básico do Rodrigo foi alvo de uma intervenção a vários níveis. Para assinalar a ocasião a secretária de Estado da Educação, Mariana Cascais fez, na segunda feira, dia 20, uma visita ao estabelecimento de ensino em representação do ministro da tutela. Ao contrário do que estava previsto, David Justino, não esteve presente por razões pessoais.
Um pavilhão polivalente, gabinetes para professores e a renovação de instalações sanitárias foram algumas das obras realizadas pela Câmara da Covilhã. No total foram gastos cerca de 500 mil euros.
Carlos Pinto afirma que a autarquia está a fazer um grande esforço para melhorar o parque escolar do concelho e pediu mais apoio financeiro por parte do Ministério da Educação. Mariana Cascais reconhece o "bom desempenho desta câmara municipal" mas sublinha que "as autarquias terão cada vez mais responsabilidades na área da educação". O presidente da edilidade frisa a necessidade do Governo aliar esta política aos meios económicos adequados "para que os municípios possam conseguir um ensino com mais qualidade".
"As escolas não são das autarquias, são propriedade do Estado", lembra Carlos Pinto, "as câmaras municipais têm que dar respostas às comunidades escolares, mas é necessário que o Estado comparticipe".
A escola básica do Rodrigo conta já com 52 anos de existência. Actualmente tem 175 alunos que durante as obras tiveram aulas nas instalações da Associação para o Desenvolvimento Rural (RUDE). Uma situação que se vai prolongar por mais um mês, segundo explica a coordenadora da escola, Natália Adónis. "As crianças só regressam quando estiver tudo equipado", salienta acrescentando que "as instalações são melhores, mas o trabalho continua a ser o mesmo".
Carlos Pinto garante que a renovação agora feita permite que a escola tenha capacidade para os próximos 40 anos. Neste momento as escolas do Teixoso, Borralheira do Teixoso e Tortosendo também estão em obras. "Deste modo o parque escolar do concelho fica praticamente todo recuperado", salienta o presidente da Câmara da Covilhã. A escola de Santo António também será ampliada.
Quanto ao Jardim de Infância do Rodrigo, o projecto está pronto e Carlos Pinto assegura que o concurso vai ser lançado brevemente. As obras estarão prontas até ao final deste ano lectivo.

[Ver artigo relacionado]