Jornalismo

e

Poder






Ciclo de Cinema do Notícias da Covilhã




Por Eduardo Alves




A novidade dá lugar ao passado. Um ciclo de cinema, "do melhor cinema", vai estar na UBI entre os dias 6 e 27 de Maio, com passagem marcada para todas as terças feiras. Inserida nas comemorações dos 90 anos do jornal "Notícias da Covilhã", decano dos jornais semanários regionais do distrito de Castelo Branco, a exibição destas películas é feita com um propósito e uma temática importantíssima.
Jornalismo e Poder, uma relação descrita em quatro dos melhores filmes realizados sobre este assunto. Uma selecção onde estão incluídas alguns obras primas da sétima arte. Com destaque especial para Citizen Kane, a criação primordial de Orson Welles, quando este tinha 26 anos de idade. Para muitos amantes da arte cinéfila, esta obra é considerada a melhor realização até hoje feita. O seu aparecimento foi marcado pelo desinteresse e até rebaixamento da qualidade, mas que vem, passado alguns anos, ganhar o mérito que lhe é devido. Os planos, a colocação das personagens e o magnífico argumento fazem de "Citizen Kane", um clássico.
"The Man Who Shot Liberty Valance", dá início a este ciclo temático, hoje, pelas 17 horas no Anfiteatro da Parada. Presentes também "All the King's Men", vencedor do Oscar de Melhor Filme, em 1949 e "The Insider", O Informador. Este último é a produção mais recente e encontra o seu argumento num caso verídico onde se pesa o valor de uma informação e as consequências que advêm da sua divulgação.
O Departamento de Comunicação e Artes tem parceria com esta iniciativa. Todos os filmes, com exibição marcada para as 17 horas, contam com um debate moderado por João Correia, Luís Nogueira, António Fidalgo e Anabela Gradim, docentes da UBI.


[ver notícia]