Fevereiro

Site da UBI com nova cara. A nova página caracteriza-se por facilitar a vida a quem a gere e por uma maior actualidade na informação disponível. O utilizador também poderá efectuar pesquisas com melhores resultados e seleccionar o ambiente de trabalho que mais lhe agrada.

Jorge Barata, engenheiro mecânico e professor catedrático da Universidade da Beira Interior foi nomeado director do Observatório da Ciência e do Ensino Superior.

Investigar novos compostos e técnicas empregues na cura de doenças têm ocupado a maior parte do tempo dos cientistas. Outros há que preferem desvendar as bases desta ciência. Isto foi falado na palestra "A vitória sobre Trasímaco: Hipócrates e a Medicina Grega". António Pedro Mesquita veio à Covilhã apresentar as conclusões das suas pesquisas sobre este assunto. Uma visão diferente da habitual sobre a medicina.

"Fórum TSF" em directo da UBI promove debate nacional sobre a questão iraquiana. Para além das intervenções telefónicas o público presente também teve oportunidade de participar na discussão.

Observar e analisar, em detalhe, várias imagens obtidas através desta nova técnica de ressonância magnética ao serviço da medicina foi um dos objectivos do seminário de Ciências Médicas. Serviu também para tentar incentivar os estudantes de medicina a investigar este campo.