Por Daniel Sousa e Silva


Já em Novembro, os estudantes da UBI se manifestaram contra a política do Governo. Nessa altura, o local escolhido foram as ruas da Covilhã

O Dia do Estudante celebra-se amanhã, 24 de Março. Os estudantes do Ensino Superior (ES) decidiram levar as comemorações para Lisboa, através de uma manifestação nacional. “O sistema de prescrições, o aumento das propinas e a perda de representatividade dos alunos nos órgãos de gestão das universidades, previstos pelas novas Lei de Bases do Financiamento e Lei de Autonomia do ES na forja pelo Governo, são os fundamentos principais que originaram a contestação”, conta Artur Patuleia, secretário-geral da Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior (AAUBI).
Os participantes da Universidade da Beira Interior (UBI) na manifestação vão ter as faltas justificadas durante todo o dia, graças a um memorando da Reitoria (19/VR/04), que o corrobora, pedido pela AAUBI aos responsáveis da instituição ao abrigo de um decreto-lei que permite a dispensa dos alunos das actividades curriculares para a integração em iniciativas de comemoração do Dia do Estudante. “Foi desta forma que conseguimos o memorando assinado pelo vice-reitor, Luís Carrilho”, revela o dirigente estudantil.
A AAUBI providencia transporte gratuito a todos os estudantes que desejem unir-se ao protesto. Os autocarros vão partir às 9h de amanhã, junto da Ponte do Rato (pólo I) e Estrada do Sineiro (pólo IV). “Vão partir dois ou três autocarros, consoante o número de inscritos que aparecerem durante terça feira”, augura Artur Patuleia, garantindo que, até ao final do dia de ontem, “estão inscritas mais de 100 pessoas”

Ministra desvaloriza manifestações

Maria da Graça Carvalho desvalorizou ontem as manifestações dos estudantes previstas para amanhã. A ministra da Ciência e Ensino Superior, em declarações à Lusa, na inauguração das novas instalações da Faculdade de Direito, no Porto, reitera que a política do Governo para o Ensino Superior visa criar as “melhores condições possíveis” para os alunos e mantém firme a intenção de cumprir o programa do Governo para o sector. “Os estudantes têm o direito de se manifestar e, da nossa parte, tudo faremos para dar melhores condições a alunos, funcionários e professores”, disse.

Mensagem de aluno anónimo incita à luta estudantil

Nas costas de um dos folhetos de promoção da manifestação nacional distribuídos pela AAUBI está um texto intitulado “A todos da UBI, dum estudante incógnito” [ver texto], defendendo de forma quase poética a continuação da luta estudantil. O texto foi entregue por um aluno, que preferiu o anonimato, junto de responsáveis da associação de estudantes. Artur Patuleia explica que a mensagem foi publicada, já que “é um reflexo perfeito do estado do Ensino Superior a nível interno e um alerta para a inactividade dos estudantes em relação aos seus problemas”.