Por Eduardo Alves


A UBI passa a liderar todas as acções deste projecto

Páginas de Internet, museologia e novas infra-estruturas, são algumas das próximas acções do Translana. Um dos projectos mais relevantes “a nível europeu”, no que respeita aos museus, passa agora para as mãos da UBI, explica Elisa Pinheiro, directora do Museu de Lanifícios.
O Translana surgiu já há alguns anos e tem como objectivo principal “recriar as antigas rotas da lã que uniam os “principais países produtores”. Ainda que durante a primeira fase, Portugal e Espanha tivessem ganho maior relevância, “continuam a manter-se outros parceiros”, adianta a responsável pelo museu da UBI.
A continuação de vários trabalhos como sejam a publicação de artigos científicos relacionados com a temática em causa, a criação de páginas de Internet, a fomentação de parcerias e sobretudo, “a solidificação da rede Translana”, são os passos desta segunda fase. Com o projecto aprovado, os fundos comunitários que agora vão ser recebidos até 2006 serão aplicados em várias vertentes. Elisa Pinheiro mostra-se satisfeita por a UBI “continuar a liderar o projecto e também aumentar o mesmo”.
Esta fase “é decisiva” para o Translana. No entender dos responsáveis, a etapa em questão vai cimentar os parceiros e levar a que uma terceira e última fase, a rota seja uma realidade “com museus, artigos e outros meios científicos sobre a rota da lã”, reitera Elisa Pinheiro.