Por Susana Rosário


As várias sessões promoveram a aprendizagem de novas técnicas cinematográficas

Entre os dias 10 e 13, decorreram no Cybercentro da Covilhã dois wosrkshop’s, um de cinema digital orientado por Pedro Azevedo e outro de cinevideo digital dirigido por Rui Simões. O Cybercentro da Covilhã foi o local escolhido devido ao material e às condições de que dispõe.
O workshop de cinevideo digital propôs aos alunos a realização de um documentário digital sobre as fábricas, que ao longo dos tempos têm vindo a desaparecer na Covilhã. Mas sendo um trabalho complexo e devido à falta de tempo, o documentário ficou inacabado. O workshop de cinema digital, incentivou à realização de uma curta-metragem em que os próprios alunos, para além de se dedicarem à realização e à montagem desta, aceitaram ser eles os próprios actores.
A opinião dos alunos foi positiva relativamente à realização destas iniciativas. Todos se mostraram interessados na realização dos trabalhos. Uma critica foi, no entanto apontada, relativamente à falta de alunos inscritos. Segundo Telmo Martins, um dos organizadores da iniciativa, houve uma falta de interesse por parte dos estudantes, principalmente quando a UBI tem dois cursos, como Cinema e Design Multimédia, em que esse tipo de iniciativas deveriam despertar mais interesse.
A curta-metragem realizada pelos alunos do workshop de cinema digital foi exibida no encerramento do festival Novidad.

Ver também: "Cinema digital ganha novos adeptos"